Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: novas medidas dão chance para a economia de Blumenau e levam desconfiança aos hospitais 

É difícil acreditar que as medidas anunciadas pela prefeitura de Blumenau nesta segunda-feira tenham o efeito desejado. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o objetivo é diminuir a circulação de pessoas pela cidade, mas na balança, avaliando novas permissões e restrições, fica latente a impressão de que teremos o efeito contrário.

Só a liberação do comércio, mesmo que em horário reduzido, já vai colocar milhares de pessoas nas ruas. Os comerciários terão que cumprir seus deveres e os clientes se sentirão incentivados a deixar suas casas. Isso sem falar nos fornecedores, prestadores de serviços e outros setores que o comércio também movimenta.


Sim, há algumas novas restrições, mas elas se apresentam incapazes de compensar o efeito indesejado das liberações. Valeu, desta vez, a pressão dos que foram duramente atingidos na semana passada e fica clara a tentativa do poder público de ser mais justo, dividindo com mais gente o prejuízo gerado pela pandemia.

Em contrapartida, o novo cenário em Blumenau deixa mais obscuro o destino que o novo coronavírus nos reserva. Há um drama diário instalado nos hospitais. Com UTIs praticamente lotadas, as internações e as mortes aumentam e as equipes estão desfalcadas, sobrecarregadas e cansadas.

Médicos e outros profissionais da área da saúde tiveram a preocupação aumentada com os anúncios desta tarde. Aumenta também a ansiedade, o estresse e a sensação de que nem sempre eles podem contar com quem diz estar ao lado da vida. Justo no momento em que eles mais precisam de apoio.


whatsapp
telegram

2 Comments

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *