Está prevista para o fim da tarde do dia 4 de julho, um domingo, a liberação do trânsito de veículos na ampliação da ponte Adolfo Konder, que liga o Centro e o bairro Ponta Aguda, em Blumenau. Durante o dia a nova estrutura será integrada à Rota de Lazer e estará liberada apenas para que pedestres e ciclistas conheçam melhor a novidade.
A partir do final da tarde do dia 4, os veículos que vêm da Ponta Aguda terão duas pistas para acessar a Beira-Rio. Os que vêm do Centro em direção ao bairro seguem com uma pista que será compartilhada com os ciclistas em uma larga ciclofaixa.
A grande questão nessa mudança é um novo semáforo que será instalado para controlar o fluxo de veículos que vêm do bairro Ponta Aguda. Hoje não há necessidade do equipamento e os veículos apenas param para a travessia de pedestres. Com duas pistas saindo da ponte, o semáforo é imprescindível para garantir a segurança no local, principalmente dos que vêm na pista da esquerda da ponte para acessar a Beira-Rio.
Congestionamentos
Há um temor entre os condutores. Anos atrás a prefeitura já havia instalado um semáforo no mesmo local e a novidade gerou congestionamentos gigantes no bairro Ponta Aguda, especialmente na Rua República Argentina. O incômodo foi tanto que o equipamento foi retirado semanas depois.
O diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Paulo Sérgio da Costa Júnior, acredita que não haverá congestionamentos como os do passado. Ele explica que agora os veículos usarão duas faixas para acessar a Beira-Rio. Antes era apenas uma. Na teoria, dobra a capacidade de escoamento do fluxo de veículos da ponte em direção ao Centro.
Outro detalhe que deve fazer a diferença é o local de parada dos veículos sobre a ponte. Naquela ocasião eles paravam de 15 a 20 metros antes do semáforo para dar espaço aos ônibus que vinham do Centro em direção ao bairro. Agora os veículos vão parar junto à Beira-Rio, já que os ônibus e os demais veículos que vêm do Centro terão uma pista isolada para eles na nova estrutura.
De fato, há diferença em relação àquele esquema que havia ano passado. Se elas serão suficientes para garantir a fluidez do trânsito naquele entroncamento, só o tempo dirá. E os condutores que passarem pelo local.
Veja abaixo a animação de como vai funcionar o semáforo na ponte
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (569)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Pelo Vídeo da para observar que Se tiver um ônibus na fila vai inibir o trânsito para Ponta Aguda quando a sinaleira da Beira Rio estiver fechada.
Pancho, muito bem explicativo o texto acima sobre a ponte Adolfo Konder. Também muito instrutivo o vídeo de animação mostrando o fluxo dos veículos. Parabéns pela reportagem.
Sugiro também uma reportagem muito interessante para os blumenauenses, um novo parque linear, ligando a prainha até o Planetapeia, espaço que já está pronto, oposto (em frente) a Beira Rio, que foi aterrado para proteger a encosta do rio. Poderia-se aproveitar a revitalização da prainha e fazer esta complementação.
Olá, Márcio. Na realidade esse projeto já existe, mas está na gaveta. O governo do Estado chegou a prometer verba para isso, na época do Eduardo Pinho Moreira, mas nada veio. É possível que ele volte à tona assim que a Prainha for concluída. Vou dar uma olhada nisso mesmo assim. Abraço!
E se a Beira Rio após a Havan estiver congestionada ?
[…] 23/06/2021 2 min de leitura […]
E quanto às obras do terminal Oeste questão paralisadas, com caixas de eletricidade sem tampas na calçada mesmo ainda não tendo a fiação podendo causar acidentes aos pedestres pois além da falta de tampas ainda tem os vergalhoes de aterramento expostos.
Também falta a iluminação na área que impede a utilização à noite do passeio para quem vai a padaria ou a farmácia.
Precisamos de providências urgentes.
O vídeo mostra um fluxo de veículos como se todos os motoristas dirigissem iguais, porém a realidade é que o primeiro sai , o segundo espera o carro se afastar 20m, o terceiro espera e assim por diante, dando tempo pra passar apenas 5 carros, causando mais filas em cada via. Outro ponto é que a passagem deveria ser livre pela pista de ônibus para República Argentina, mas quando tem ônibus obstrui, causando engarrafamento que vai parar a rua Itajaí e Alameda, sem contar que as sinaleiras tanto quem vem da República quanto da Beira Rio, não são sincronizadas corretamente garantindo fluxo, como ocorre na rua 7 de Setembro, onde vc para em todas fechadas, trancando fluxo até chegar na esquina da Nereu Ramos .Então teremos em horário de pico guardas municipais na entrada da ponte pedindo pra seguir pra esvaziar o caldeirão, como já ocorre na saída da Alameda. A pista da esquerda da Beira Rio também é acesso aos edifícios que tem entrada de garagens e estacionamentos públicos, dificultando fluxo pra quem sobe até a prefeitura.
Gostaria de aproveitar o espaço pra pedir mais fiscalização na rua Paraíba esquina com a rua Dr. Sapelt, onde os carros entram na Dr. Sapelt muito fechados ( pela contramão ) e quase batem de frente com quem está saindo da rua, inclusive motos e carros que saem da Dr. Sapelt e vão contramão até a rua ao lado do Hospital Veterinário onde tem condomínio. Teria que colocar a faixa de pedestres mais para trás e uma floreira de concreto na frente pra eles aprenderem a entrar na rua pela mão, e câmeras pra pegar os espertinhos na contramão da saída da rua para o condomínio ao lado do Hospital Veterinário.