Começa a tramitar na Câmara Municipal de Blumenau um projeto de lei do vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) que propõe a criação de um novo calçadão no Centro da cidade. A proposta está na pauta da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça desta terça-feira (13).
O projeto designa de Via Gastronômica metade da última quadra da Rua Curt Hering — recém reurbanizada — e o trecho da Rua Marechal Floriano Peixoto entre as ruas XV de Novembro e 7 de Setembro. O texto também prevê a proibição da circulação de veículos automotores nestes trechos.
Funcionaria mais ou menos como o Calçadão Brueckheimer, na Rua Capitão Euclides de Castro. Com as vias fechadas para veículos , os restaurantes poderiam aproveitar o espaço para ampliar a oferta de mesas, desde que mantenham o espaço de pelo menos 1,5 metro para a passagem de pedestres. Quem tiver garagem nesses trechos ganharia uma autorização da prefeitura para transitar até o local.
Vontade x necessidade
A discussão é boa. Criar espaços para a circulação e convivência de pessoas é sempre necessário. A pergunta é: estaríamos dispostos a abrir mão de mais algumas vagas de estacionamento públicas e, principalmente, de um trecho importante para a circulação de veículos como esse da Floriano Peixoto?
Mesmo que o projeto não avance por algum problema nas comissões, vale levantar o tema para medir a vontade da comunidade e a real necessidade da proposta. Qual a sua opinião?
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
absurdo vai quebrar todos os comerciantes da rua,onde vão estacionar os carros para frenquentar as lojas e bares
Alemão. Não seria melhor você priorizar os bairros. O centro recebe tudo
Olha que maldade,o estacionamento fa vila germanica cheio ,estão estacionando na vaga de ônibus e os guardas de transito estão levando no guincho das pessoas que estão indo vacinar
Poderiam fechar para trânsito de automotivos aos sábados.
Sempre é uma ótima ideia priorizar a circulação das pessoas! Na grande maioria das vezes esse tipo de iniciativa impacta de forma positiva no movimento dos estabelecimentos dessas ruas.
Calçadão aos sábados a tarde e domingos são uma ótima opção, entretanto para a semana as calçadas ampliadas já são suficientes. Necessário pensar não apenas na gastronomia, mas também no comércio local e mobilidade urbana.
As cidades precisam ser pensadas para pessoas, e não para automóveis. A ideia é muito boa.
Quanto as vagas de estacionamento, são poucas. E na região existem vários estacionamentos privados.
As ruas Curt Hering e Floriano Peixoto não são vias principais e não tem grande fluxo nesses horários que o projeto prevê o fechamento. A cidade ganharia muito mais com a ocupação das vias pelos comércios da região.
Sem falar que estaríamos gerando novos empregos e criando um novo ponto turístico na cidade.