Arquitetos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) de Blumenau trabalham no projeto de uma nova praça em um terreno que fica na Rua Max Hering, bairro Victor Konder. A área tem pouco mais de 700 metros quadrados e o primeiro estudo está nas imagens abaixo. Prevê um playground para crianças, uma academia ao ar livre, mobiliário e arborização.
Leia também: “Blumenau não está perdendo a Hering”, diz o presidente da companhia, Fábio Hering
A prefeitura de Blumenau recebeu nesta semana um abaixo-assinado com 890 assinaturas pedindo a instalação de uma área de lazer no terreno. Uma comissão formada por moradores da região entregou o documento ao secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron.
O problema que surge é o fato de o terreno estar cercado, com acesso exclusivo aos moradores do condomínio San Marino, que fica na Rua Victor Hering. No local há um campinho de futebol. Boron diz que já localizou a matrícula do imóvel, em nome da prefeitura, e encaminhou a documentação para a Procuradoria Geral do Município.
O secretário quer saber se há um motivo para o terreno estar sendo usado apenas pelos moradores do condomínio. Só depois disso e, se for o caso, de recuperar a posse do imóvel, é que a prefeitura deve correr atrás da verba necessária para instalar a praça.
Contraponto
O síndico do condomínio San Marino diz que assumiu o cargo há pouco tempo. Ele apenas ouviu dizer que, no passado, a prefeitura teria deixado o condomínio usar a área desde que cuidasse da limpeza.
A mesma informação foi repassada por uma moradora do condomínio com quem conversei. Segundo ela, esse acerto teria ocorrido décadas atrás, quando o terreno estava cheio de mato e lixo.
Pressão continua
A idealizadora do abaixo-assinado, Cristiane Uhlmann Kuhlmann, diz que qualquer pessoa ainda pode assinar o pedido, que está disponível neste link. Quanto mais gente apoiar a ideia da praça, maior a pressão e mais rapidamente o projeto pode sair do papel. Isso se não houver alguma cessão de uso vigente para o condomínio.
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Um Pet Placês seria ideal para o bairro.
Sou morador do condomínio San Marino e quando adquiri o imóvel este estva cercado e com manutenção.
A ideia da praça é uma das possíveis, já que a nossa quadra, bairro, perdeu muita área verde, foram derrubadas uma a uma, e hoje restaram apenas as das calçadas. Temos duas praças próximas. Outra possibilidade é de devolver as arviores, com o reflorestamento complketo desta área
“Cada praça a mais nunca é demais”! E Blumenau está carente de praças e parques etc. Vamos torcer para que o interesse público prevaleça sobre o privado.
A ideia da praça é boa e viavel, considerando que o terreno é da prefeitura, mas, ao inves de uma grande area pavimentada que aparece no estudo, deveria ser implantada uma area verde de fato, com arborizacao em toda a area, com o playground inserido nessa arborizacao. Sem falar na permeabilidade (como é exigida em projetos de predios)… ja que o paver nao é considerado permeavel pela prefeitura, cobrir a quase totalidade do espaço nao parece coerente… E ao trocando as floreiras e boa parte do paver por area verde no terreno, com arborizacao, deve até ficar mais barata a obra.
Perfeito. Sou morador do condomínio e defendemos esse tipo de implantação.. Onde há a clinica de fisioterapia, havia uma oequena floresta, derrubada. Na esquina da atual praça, foram derrubadas um outra pequena floresta, para dar lugar a mais uma obra. Assim defendemos uma arborização e nad ade cimento e vedação
A lotação do Parque Ramiro Ruediger evidrncia a carência de áreas verdes acessíveis ao público em Blumenau. Praça de uso público ali já. Caso haja algum documento de concessão, o mesmo deve ser revogado dentro da lei e nada impede que o condomínio continue a colaborar com sua manutenção.
Bacca, não há oposição de nós condominos. O que fizemos até então foi manter limpa uma área até então entulhada de lixo, segundo se conta. Cheguei ao condonio em 2005 e de lá pra cá foi só derrubada de mata na Victor Konder. Assim, defendemos arborização e uso público, desde já!
Todos devem colaborar com a manutenção.
A foto atual e as magens do estudo não parecem demonstrar arborização .
Como esta isso?
Me mudei para região a pouco e quero saber sobre o assunto.
Daqui a pouco vou ali arrebentar aquela cerva e vou usar.
Vou dar uma olhada 😉