Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, TURISMO

Projeto de restauro de prédio histórico da Rua XV de Novembro avança na prefeitura de Blumenau 

bom jesus
Restauro deve iniciar assim que a autorização for emitida na prefeitura de Blumenau, Foto: Pancho

Está mais perto de sair do papel o restauro do histórico prédio que por anos foi sede da Feira de Artesanato na Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau. O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) aprovou nesta semana o projeto e agora resta o trâmite normal na prefeitura para a emissão do alvará autorizando o serviço.


O imóvel pertence à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mantenedora do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto de restauro, Marcelo Tobias, o espaço será aproveitado para instalar salas de aula.

Se tudo correr como previsto, é possível que o trabalho de recuperação do imóvel, seja concluído no primeiro semestre do próximo ano. A ideia é recuperar a fachada, respeitando as características originais do prédio, e instalar nos fundos uma escada metálica. Essa estrutura não será vista por quem passa pela Rua XV de Novembro.


whatsapp
telegram

História

O prédio é tombado pelo município e foi erguido na década de 1940 em estilo Art déco, o mesmo usado em diversos casarões da Rua XV de Novembro e de outros bairros da cidade. O projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, que deixou importante legado arquitetônico em Santa Catarina. O profissional ganhou destaque com os projetos da igreja matriz de Itajaí e da igreja de Gaspar.

Mais Postagens

3 Comments

  1. Edson Passold

    Bom dia. Faz tempo que não se fala mais na humanização de um trecho da rua Curt Hering no entroncamento com a Floriano Peixoto. Será que foi engavetado?

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *