Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER, ECONOMIA E NEGÓCIOS, TURISMO

Projeto arquitetônico do Mercado Público de Blumenau vai mudar, diz secretário municipal de Turismo 

Mercado Público de Blumenau
Na avaliação do poder público, projeto arquitetônico do Mercado Público afasta investidores. Foto: divulgação, Terra Arquitetura.

Desde 2007 a imagem acima representa o que seria o Mercado Público Municipal de Blumenau. O projeto arquitetônico do escritório blumenauense Terra Arquitetura foi o vencedor de um concurso público nacional e por isso havia a obrigação de executar a obra de acordo com o trabalho premiado. Mas isso agora deve mudar.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Marcelo Greuel, uma vez que a licitação não atraiu interessados, o projeto pode ser alterado. E é exatamente isso que deve acontecer. Um outro projeto arquitetônico será adotado para o Mercado Público da cidade.

Greuel diz que já imaginava que a concessão no modelo em que foi apresentada não atrairia investidores. Principalmente pelo custo de executar uma obra com aquelas características.

— O trabalho é belíssimo, mas só serviria se o mercado fosse construído pelo poder público — diz Greuel.

Nova tentativa

Um novo modelo está sendo definido. O secretário diz que já recebeu interessados em erguer a estrutura com outro projeto e, por consequência, outro custo. Com isso, a prefeitura agora tem que decidir entre dois modelos de concessão para erguer o mercado público.

Mercado Público de Blumenau
Projeto arquitetônico foi vencedor de concurso público nacional em 2007. Foto: divulgação, Terra Arquitetura.

Pode ser um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em que a prefeitura manifesta o interesse de receber estudos de viabilidade para o negócio, ou uma Manifestação Pública de Interesse (MPI), quando há uma apresentação espontânea de propostas, por parte de uma empresa, ao poder público.

O modelo será definido depois de uma avaliação da Procuradoria do Município. Greuel acredita que essa definição ocorrerá no início do próximo ano.

Contraponto

O arquiteto Christian Krambeck, um dos sócios da Terra Arquitetura, diz que o projeto não pode ser alterado. No entendimento dele, como o trabalho foi escolhido em um concurso público nacional ele tem que ser respeitado e executado.

wwhatsapp
ttelegram

Krambeck deixa claro que se o projeto for alterado a empresa deve acionar o Minist´ério Público para investigar e dar o devido encaminhamento ao caso. Para o arquiteto, o projeto não é caro. É um projeto especial que agregaria imenso valor à região e à cidade.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *