Desde 2007 a imagem acima representa o que seria o Mercado Público Municipal de Blumenau. O projeto arquitetônico do escritório blumenauense Terra Arquitetura foi o vencedor de um concurso público nacional e por isso havia a obrigação de executar a obra de acordo com o trabalho premiado. Mas isso agora deve mudar.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Marcelo Greuel, uma vez que a licitação não atraiu interessados, o projeto pode ser alterado. E é exatamente isso que deve acontecer. Um outro projeto arquitetônico será adotado para o Mercado Público da cidade.
Greuel diz que já imaginava que a concessão no modelo em que foi apresentada não atrairia investidores. Principalmente pelo custo de executar uma obra com aquelas características.
— O trabalho é belíssimo, mas só serviria se o mercado fosse construído pelo poder público — diz Greuel.
Nova tentativa
Um novo modelo está sendo definido. O secretário diz que já recebeu interessados em erguer a estrutura com outro projeto e, por consequência, outro custo. Com isso, a prefeitura agora tem que decidir entre dois modelos de concessão para erguer o mercado público.
Pode ser um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em que a prefeitura manifesta o interesse de receber estudos de viabilidade para o negócio, ou uma Manifestação Pública de Interesse (MPI), quando há uma apresentação espontânea de propostas, por parte de uma empresa, ao poder público.
O modelo será definido depois de uma avaliação da Procuradoria do Município. Greuel acredita que essa definição ocorrerá no início do próximo ano.
Contraponto
O arquiteto Christian Krambeck, um dos sócios da Terra Arquitetura, diz que o projeto não pode ser alterado. No entendimento dele, como o trabalho foi escolhido em um concurso público nacional ele tem que ser respeitado e executado.
Krambeck deixa claro que se o projeto for alterado a empresa deve acionar o Minist´ério Público para investigar e dar o devido encaminhamento ao caso. Para o arquiteto, o projeto não é caro. É um projeto especial que agregaria imenso valor à região e à cidade.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (632)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
É só maracutaia vindo desse prefeito salvedeusaleluia e sua trupe. Se desejarmos esse belíssimo mercado público, temos que fazer duas coisas:
1) Não votar mais nessa turma e seus afins que estão no poder a tanto tempo. Precisamos de uma guinada para alguém totalmente diferente e que não meta religião no meio
2) Inabilitar toda e qualquer empresa “amiga” desse prefeito. Já vimos do que são capazes, como a obra da prainha.