Quem passa pela Rua 7 de Setembro certamente já percebeu que a sinalização horizontal, especialmente a que divide as faixas de rolamento, já está sendo executada. Ocorre que há uma mudança importante que deve ser observada atentamente para evitar acidentes.
Como noticiado anteriormente, a Rua 7 de Setembro vai contar com uma ciclofaixa no trecho entre a Rua Amadeu da Luz e o Terminal Fonte. Essa ciclofaixa ficará no lado esquerdo de quem circula pela via. É aquela faixa um pouco menor, que já está pré-marcada, e que muitos insistem em circular.
A maior parte dos condutores já se deu conta e, só com a pré-marcação, respeita os limites das faixas. O problema são os desavisados que circulam naquele espaço onde nem cabe um veículo e, às vezes, impede a conversão à esquerda de quem está na faixa de rolamento. Toda a atenção e paciência é requerida enquanto a sinalização não for finalizada.
Serviço
A pintura das faixas começou na segunda-feira e seguirá nas próximas semanas. A expectativa do secretário municipal de Obras, Michael Maiochi, é de finalizar o serviço até o dia 31 de dezembro. A prioridade agora são as faixas de segurança para pedestres.
Há uma dúvida em relação ao material que será usado para separar a ciclofaixa das demais faixas dedicadas aos veículos. Pode ser o tachão, menor e nem tão seguro para o ciclista, ou o segregador, como o utilizado na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda. Logo saberemos se os ciclistas ficarão mais ou menos protegidos do intenso fluxo da via.
Desvio
A sinalização nem foi concluída e há uma reclamação pertinente dos internautas. Na reta final da Rua 7 de Setembro, logo depois da ponte sobre o Ribeirão Garcia, foi mantida uma ilha para ajudar na travessia de pedestres.
O problema é que a faixa pintada faz um desvio repentino, principalmente logo depois dessa ilha. Esse desvio repentino pode fazer com que os veículos invadam a faixa vizinha, o que pode provocar acidentes.
O secretário municipal de Planejamento Urbano, Éder Boron, disse que técnicos verificaram o problema no local na manhã desta sexta-feira. Segundo ele, houve um erro na pré-marcação que deve ser corrigido no final de semana. Já a ilha será mantida por que a largura da via permite nesse trecho.
7 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (632)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
A secretaria de obras está fazendo um belo trabalho. Resta recuar as faixas de segurança que ficam exatamente na esquina das ruas, dificultando a vida dos motoristas que precisam parar para seguir em frente ou não; ora, se é proibido parar sobre as faixas não seria mais inteligente recuá-las para permitir maior segurança para todos? Em algumas esquinas já foram recuadas…que tal ampliar para todas?
Pancho, esse ciclovia ai será conhecida como a Ciclovia da Morte. Anota ai e depois me cobra se eu não estava certo. E mais, pensa uma ciclovia do lado esquerdo, lá no fim da 7, naquela temida curva onde vira e mexe um carro se “joga” no Ribeirão Garcia. Agora além do carro, vai ciclista junto. Anota isso também.
Só me resta esperar que tua previsão não se concretize. hehehehehe
Virou moda os prefeitos pintarem faixas coloridas, sem segurança, vão olhar o que aconteceu com as nossas lojas na rua 7 de setembro. Precisam colocar guard rail para proteger ciclistas e pedestres e o patrimônio dos outros. Chega de pinturas, queremos segurança.
Como é planejado e construído por quem não anda de bicicleta, fica difícil acreditar em boas soluções para os ciclistas.
De quem é a preferencial?
Quero virar a esquerda… dou sinal e viro?
Ou dou sinal, vejo se tem um ciclista vindo… Se tiver eu paro para ele passar e depois viro?
Ficou bem confuso….
Segunda opção! 🙂