Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Número de casos de covid-19 por semana cai em Blumenau, mas momento ainda é de preocupação 

ambulatório
Ambulatório Geral do Centro é um dos locais que recebem pacientes com suspeita de covid-19. Foto: Pancho

Caiu 16,2% o número de novos casos de covid-19 registrados por semana em Blumenau. De domingo, dia 26 de julho, até sábado passado foram confirmados 1.597 diagnósticos. Na semana anterior foram 1.907.

Os dados são da prefeitura de Blumenau. É a primeira que isso ocorre desde o início de junho, quando começou o crescimento mais expressivo da doença na cidade.

casos por semana

A ocupação de leitos de hospitais com pacientes de covid-19 também teve uma queda semelhante na última semana. No domingo, dia 26 de julho, 145 pacientes estavam em UTIs e enfermarias da cidade. No domingo passado eram 122, 15% menos.

Segundo a prefeitura também houve uma redução na porcentagem de resultados positivos em relação à quantidade de exames feitos e na demanda dos locais de atendimento, como a central do Parque Vila Germânica e os ambulatórios gerais.


Impactos chegam mais tarde

Apesar das quedas registradas, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o alerta no nível máximo. O secretário Winnetou Krambeck diz que uma avaliação mais consistente só poderá ser feita a partir de quinta-feira desta semana.

É que muito dessa melhora pode estar relacionada à semana em que havia mais restrição na cidade, com o fechamento do comércio e academias, por exemplo. A semana passada foi mais permissiva que a anterior e os efeitos disso só serão perceptíveis a partir de quarta ou quinta-feira desta semana.


whatsapp

telegram

Circulação reduzida

Por enquanto, não há previsão de mudanças nas medidas restritivas que estão vigentes na cidade. Tampouco há previsão de mais leitos de UTI na cidade. A prefeitura de Blumenau tem atuado fortemente na cobrança de leitos para outras regiões, como o Alto Vale e a Foz do Itajaí-Açu. É que hoje muitos pacientes dessas regiões ocupam leitos de UTI em Blumenau.

A recomendação para a população segue a mesma, como o uso da máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento das demais pessoas. O secretário reforça a recomendação de ficar em casa sempre que possível. Ele acredita que quanto menos gente circular, menos o vírus vai se espalhar.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *