Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, TURISMO

Nem só de cadeados do amor vive a ponte Adolfo Konder; prefeitura vai monitorar risco à estrutura 

chuteiras na ponte adolfo Konder
Chuteiras foram amarradas ao guarda-corpo da ponte Adolfo Konder. Foto: Pancho

O advogado e leitor André Jenichen já havia mandado uma foto, mas como passei pelo local nesta quarta, fiz eu mesmo o registro. Sim, um par de chuteiras foi amarrado no guarda-corpo da parte nova da ponte Adolfo Konder, entre o Centro e o bairro Ponta Aguda.


Segue, de certa forma, a tendência lançada pelo prefeito Mário Hildebrandt no dia da inauguração de colocar um cadeado na estrutura com as iniciais do casal apaixonado. Se assim continuar, daqui a pouco podemos ver algo mais além de cadeados e chuteiras.

Como eu estava no local, me dei o trabalho de contar os cadeados que já foram presos ao guarda-corpo. No total, 116 casais já deixaram as iniciais deles “eternizadas” junto ao cenário do Centro com o rio Itajaí-Açu. Ou seja, já são 116 cadeados e um par de chuteiras.

Monitoramento

O ritual, como sabemos, foi inspirado na Pont des Arts, em Paris. Ela ficou famosa por abrigar milhares dos chamados “cadeados do amor”. Foram tantos que em 2015 a prefeitura teve que retirar os guarda-corpos com os cadeados com medo de que o peso deles colocasse em risco a estrutura.

cadeado ponte adolfo konder
As iniciais da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, e do marido dela, Miguel Angelo Soar, também estão na ponte. Foto: Marcelo Martins, divulgação

Perguntei ao secretário municipal de Obras, Michael Maiochi, se de alguma forma a prefeitura de Blumenau estava preocupada com essa possível tradição recém-lançada. Segundo ele, periodicamente haverá um monitoramento da situação.


ttelegram
wwhatsapp

Maiochi não descarta que alguma intervenção seja necessária daqui a alguns anos . Para ele, o peso dos cadeados não colocará em risco a estrutura da ponte, mas pode afetar a estrutura do guarda-corpo.

Como a ponte é grande, são 125 metros de uma margem à outra, o secretário acredita que vai levar alguns anos para que a mania ameace a segurança dos pedestres. Se de fato pegar.

3 Comments

  1. Andre

    Além das pinturas horrorosas, ainda essa
    Moda de cadeado ..conseguiram acabar com
    A obra.

  2. Luiz Carlos Koerich

    Um par de chuteiras não chama a atenção, mas novos objetos aparecerão, é só aguardar pra ver. Nosso Povo é muito criativo.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *