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INFRAESTRUTURA, TRÂNSITO

Moradores do Badenfurt finalmente terão ponte no lugar de pinguela que foi retirada há mais de dois anos 

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Os problemas de mobilidade gerados na comunidade do bairro Badenfurt com a retirada de uma pinguela na Rua Maike Andresen Deeke em 2019 parecem estar com os dias contados. Uma ponte deve ser erguida no mesmo local da ponte suspensa de madeira que era usada pelos moradores da região para ir a escolas, postos de saúde, supermercados e bancos. O projeto é um dos que devem ser incluídos no Plano 1000 do governo estadual.

A pinguela estava no local há mais de 50 anos e foi retirada em 2019 por falta de segurança. Desde lá os moradores que antes caminhavam cerca de 400 metros para chegar da Rua Bernardo Scheidemantel até a Werner Duwe agora têm que caminhar mais de três quilômetros. E o pior: passando por um trecho de mais de 400 metros da BR-470 e por trechos sem calçada.

O secretário municipal de Obras, Michael Maiochi, diz que além da construção da ponte o sistema viário do entorno deve passar por melhorias. Dois trevos devem ser construídos: um na Bernardo Scheidemantel e outro na Werner Duwe. Também está prevista a pavimentação da Rua Maike Andresen Deeke, que dava acesso à pinguela e terá a mesma função com a ponte.

O projeto já está concluído e pronto para ser licitado. Antes, a equipe técnica do governo estadual terá que aprovar as mudanças para que elas sejam bancadas pelo estado. Não há previsão de quando a licitação será lançada.

Alternativa à BR-470

Segundo Maiochi, as obras darão origem a uma alternativa para quem circula pela região prefere evitar o trevo de acesso a Pomerode na BR-470. Essa opção ficará ainda mais completa quando uma passagem inferior for construída sob a BR-470 ligando as ruas Bernardo Scheidemantel e Theodoro Nuss.

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Motoristas se aventuram cruzando a BR-470 entre as ruas Bernardo Scheidemantel e Teodoro Nuss. Foto: Pancho, arquivo

Hoje muitos se arriscam cruzando a perigosa e movimentada rodovia federal. O secretário de obras explica que o projeto da passagem inferior foi elaborado pela prefeitura e há o compromisso do governo federal, por meio do Dnit, de construir a estrutura durante a duplicação da BR-470.

Dinheiro para a cidade

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esteve na terça-feira em Florianópolis para assinar a adesão ao Plano 1000. A ideia do governo do estado é investir R$ 1 mil por habitante em cada cidade de Santa Catarina nos próximos cinco anos. Blumenau teria direito a R$ 366 milhões.

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Além do novo sistema viário da região do Badenfurt, pelo menos outras duas ações devem ser contempladas neste ano: a troca do asfalto da pista do Aeroporto Quero–Quero e a ampliação do Parque Vila Germânica com a desapropriação de terrenos do entorno.

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