Siga-nos

Em alta

TRAGÉDIA

Moradora de Presidente Getúlio compara onda de lama com a de Brumadinho, em Minas Gerais 

presidente getulio
Cenário de guerra tomou conta da cidade do Alto Vale. Foto: Ricardo Silva, Photuspress

O cenário se repete, mas desta vez no Alto Vale do Itajaí. O rastro de destruição e morte deixado pela enxurrada da madrugada em cidades como Rio do Sul, Presidente Getúlio e Ibirama resgatou da nossa memória o que vivemos há 12 anos.

O repórter fotográfico Ricardo Silva esteve em Presidente Getúlio na manhã desta quinta-feira e descreve o cenário de guerra que já vimos nas fotos que circulam pelo WhatsApp. Disse ele que a impressão que dava era de estar de volta ao Morro do Baú, em Ilhota, cujas encostas deslizaram em 2008.


Silva trabalhava para uma agência de notícias e conversou com uma moradora que passou três horas em um pedaço de madeira apoiado em um pé de jabuticaba. Ela, a filha e a sobrinha. Tudo isso depois de ver a casa ser destruída por uma onda de lama, muito parecida, segundo ela, com a que foi mostrada na televisão em Brumadinho (MG) no início do ano passado.

As três, conta o repórter fotográfico, foram resgatadas pelos valentes da Defesa Civil. O genro foi levado pela correnteza, mas também foi resgatado com vida quilômetros abaixo. Cenas de desespero, impotência e destruição que uma vez mais saem do Vale do Itajaí para o mundo.

Campanha

A Prefeitura de Blumenau está arrecadando donativos para as vítimas da chuva que assolou as cidades de Presidente Getúlio e Ibirama na madrugada desta quinta-feira, dia 17. O material arrecadado será levado para o Alto Vale na segunda-feira.


whatsapp
telegram

Serão três pontos de coleta: a Secretaria da Família (Pró-Família), na Rua Itapiranga, 368, no bairro Velha; o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, na Rua 7 de Setembro, 2880; e a loja Otto Caça e Pesca, que se colocou à disposição para ser parceira na causa. O estabelecimento fica localizado na Rua Theodoro Holtrup, nº 577, no bairro Vila Nova.

Estão sendo arrecadados produtos de higiene, colchões e cestas básicas (alimentos não perecíveis).

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *