As papeletas e os deslocamentos para o pagamento das notificações da Área Azul, sistema de estacionamento rotativo de Blumenau, parecem estar com os dias contados. Os vereadores da cidade aprovaram na manhã desta quinta-feira, em sessão extraordinária, o projeto de lei que dá novas possibilidades para a operação do sistema.
A principal mudança está no artigo 4º. Prevê o texto que a operação da Área Azul poderá contar com equipamentos eletrônicos, aplicativos, web e parquímetros. O projeto também diz que o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões, pix e cartão inteligente que poderá ser adquirido nos postos credenciados.
Com a aprovação do projeto e a futura sanção do prefeito Mário Hildebrandt a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte poderá terceirizar o sistema. A ideia é que a prefeitura contrate uma empresa que vai se responsabilizar pela Área Azul.
Concessão em estudo
Isso não quer dizer que a prefeitura desistiu de conceder o serviço à iniciativa privada. O secretário Alexandro Fernandes diz que a concessão requer muito estudo e cuidado antes de ser lançada. Enquanto isso, a necessária modernização virá por meio de terceirização.
Nesse sistema a prefeitura continua recebendo o que é arrecadado com a Área Azul, mas paga pelo serviço que a empresa vai prestar. Na concessão a empresa fica com a receita e paga uma outorga para a prefeitura para explorar o serviço público.
Arrecadação maior
A previsão de Fernandes é que a modernização do sistema de estacionamento rotativo de Blumenau saia do papel no primeiro semestre de 2022. Com isso ele espera aumentar a arrecadação com a Área Azul.
Hoje sobra para a prefeitura algo em torno de R$ 10 mil por mês. Com a modernização, uma possível ampliação e uma fiscalização mais eficiente a ideia é multiplicar por dez esse valor.
Fim da vergonha
O sistema de estacionamento rotativo de Blumenau existe há mais de 30 anos e nunca foi modernizado. Pelo contrário. As opções de pagamento, por exemplo, diminuíram com o passar dos anos, o que faz com que os motoristas percam tempo e aumentem os deslocamentos.
Já passou da hora de facilitar a operação para o condutor e para o poder público. Especialmente numa cidade que se diz inteligente e que é referência nacional em tecnologia.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (570)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos