Siga-nos

Em alta

COTIDIANO, TRÂNSITO

Modernização da Área Azul de Blumenau deve ocorrer no primeiro semestre de 2022, diz secretário 

Área Azul
Papel é usado há mais de 30 anos na cidade. Foto: Jaime Batista da Silva

As papeletas e os deslocamentos para o pagamento das notificações da Área Azul, sistema de estacionamento rotativo de Blumenau, parecem estar com os dias contados. Os vereadores da cidade aprovaram na manhã desta quinta-feira, em sessão extraordinária, o projeto de lei que dá novas possibilidades para a operação do sistema.

A principal mudança está no artigo 4º. Prevê o texto que a operação da Área Azul poderá contar com equipamentos eletrônicos, aplicativos, web e parquímetros. O projeto também diz que o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões, pix e cartão inteligente que poderá ser adquirido nos postos credenciados.

Com a aprovação do projeto e a futura sanção do prefeito Mário Hildebrandt a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte poderá terceirizar o sistema. A ideia é que a prefeitura contrate uma empresa que vai se responsabilizar pela Área Azul.

Concessão em estudo

Isso não quer dizer que a prefeitura desistiu de conceder o serviço à iniciativa privada. O secretário Alexandro Fernandes diz que a concessão requer muito estudo e cuidado antes de ser lançada. Enquanto isso, a necessária modernização virá por meio de terceirização.

Nesse sistema a prefeitura continua recebendo o que é arrecadado com a Área Azul, mas paga pelo serviço que a empresa vai prestar. Na concessão a empresa fica com a receita e paga uma outorga para a prefeitura para explorar o serviço público.

Arrecadação maior

A previsão de Fernandes é que a modernização do sistema de estacionamento rotativo de Blumenau saia do papel no primeiro semestre de 2022. Com isso ele espera aumentar a arrecadação com a Área Azul.

wwhatsapp
ttelegram

Hoje sobra para a prefeitura algo em torno de R$ 10 mil por mês. Com a modernização, uma possível ampliação e uma fiscalização mais eficiente a ideia é multiplicar por dez esse valor.

Fim da vergonha

O sistema de estacionamento rotativo de Blumenau existe há mais de 30 anos e nunca foi modernizado. Pelo contrário. As opções de pagamento, por exemplo, diminuíram com o passar dos anos, o que faz com que os motoristas percam tempo e aumentem os deslocamentos.

Já passou da hora de facilitar a operação para o condutor e para o poder público. Especialmente numa cidade que se diz inteligente e que é referência nacional em tecnologia.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *