Siga-nos

Em alta

PAPO COM PANCHO, SAÚDE

Média de novos casos de covid-19 em Blumenau é 89% menor que a registrada no pior momento 

gráfico covid
Evolução da pandemia desde o início e a diferença entre o pior momento de contágio e agora.

Os números da pandemia de covid-19 em Blumenau estão bem diferentes de outros tempos quando a proliferação do vírus parecia descontrolada. Chegamos a registrar média móvel de 431 novos casos no dia 26 de novembro do ano passado, e hoje, depois de quase um ano e de outros dois picos da doença, temos em média 47 casos por dia. O número atual é 89% menor que o do dia mais crítico da pandemia quando falamos de transmissão do vírus.

Nos dias mais tristes da pandemia perdemos sete moradores da cidade em 24 horas. Hoje registramos uma morte a cada três dias. Na UTI já tivemos 87 internados simultaneamente e agora são 15.

Nas enfermarias a diferença é ainda maior. No momento de maior ocupação da pandemia, 130 pacientes estavam internados ao mesmo tempo e hoje temos apenas oito.

Imunização eficiente

O avanço da vacinação foi, segundo as autoridades da área da saúde, determinante para a queda desses números. Aqui em Blumenau, 73% da população já tomou a primeira dose da imunização e 60% tomou as duas doses ou a dose única.

Os números são semelhantes aos do restante do país. No Brasil, 73% tomaram a primeira dose e 57% as duas ou a dose única.

Comportamento

Com tudo isso, há uma sensação de que o pior já passou. As máscaras estão sendo dispensadas ao ar livre e até mesmo em lugares fechados, contrariando o decreto do governo do Estado que ainda torna obrigatório o uso da proteção.

wwhatsapp
ttelegram

As pessoas cada vez mais provocam aglomerações e o distanciamento é cada vez menor, assim como o uso de álcool em gel para a limpeza das mãos. A vida praticamente voltou ao normal depois de 20 meses de altos e baixos e muita agonia, apreensão, perdas e danos.

O fato novo é que o cenário na Europa preocupa novamente. A Alemanha bateu recorde de novos casos em um dia nesta semana. Será que um novo pico pode ocorrer aqui? Ou estamos, de uma vez por todas, nos livrando da doença? É o momento para dispensar o uso de máscaras? Seremos imunizados também no próximo ano?

Presente e futuro da pandemia

Quem comentou sobre todas essas indagações foi o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. Ele participou do PAPO COM PANCHO e respondeu dúvidas de quem acompanhou a entrevista em tempo real.

Acompanhe logo abaixo.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *