Parece improvável, mas numa cidade que se mostra como “turística“ a principal informação de grande parte dos mapas espalhados nas ruas da região central está errada. Em nove dos 11 mapas verificados pelo blog nas últimas semanas a indicação de onde a pessoa está, o famoso “você está aqui”, aparece errada. Os mapas estão há anos instalados na área central da cidade.
Apenas nos mapas do Parque Ramiro Ruediger e do Parque Vila Germânica o turista recebe a informação correta e não tomará decisões equivocadas. Nos demais, a cidade presta um desserviço ao turista.
Quem passar pelo Teatro Carlos Gomes, por exemplo, e tentar se localizar pelo mapa que está na calçada da Rua XV de Novembro receberá a informação de que ele está na Praça da Paz, monumento que fica na curva do final da Avenida Beira-Rio, perto da prefeitura.
Já o mapa da Praça da Paz informa que o visitante está na Rua das Palmeiras, Centro Histórico da cidade, a quase dois quilômetros de distância. Completando o círculo da pegadinha, o mapa da Rua das Palmeiras informa ao turista que ele está em frente ao Teatro Carlos Gomes.
Mais desinformação
Além desses, os mapas que estão junto à Catedral São Paulo Apóstolo e ao Castelinho da Havan estão trocados. Os que estão no Mausoléu Dr. Blumenau e no Biergarten (Praça Hercílio Luz), assim como o da Praça da Paz, informam que o turista está na Rua das Palmeiras. Nesses casos o erro nem é tão grosseiro, já que a histórica via está a alguns metros dali.
Outro que contém informação errada é o mapa da Praça Dr. Blumenau. Quem se orientar por ele também receberá a informação de que ele está na Rua das Palmeiras. Por fim, o mapa instalado junto ao Museu Hering traz na legenda a indicação do necessário e útil “você está aqui”, mas no mapa não há sinalização de onde a pessoa está.
Turista confuso
Segundo a professora da disciplina de Planejamento Turístico do curso de Turismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Erika de Paula Alves, o principal objetivo de um mapa turístico é facilitar a mobilidade dos visitantes.
Além disso, ele também deve despertar o interesse do turista para que ele visite os demais atrativos da cidade. Informando a localização errada do turista, o mapa deixa de cumprir o objetivo principal e os demais.
— Se não tem o “você está aqui”, você não consegue se localizar. Se a informação estiver errada, é ainda mais grave porque vai confundir o turista. Ele vai se deslocar procurando os atrativos e não vai chegar até eles.
Erika diz que, apesar do uso cada vez mais frequente dos celulares e aplicativos, os mapas físicos são importantíssimos. Segundo ela, a tecnologia veio para complementar as informações disponíveis em meios físicos e não se deve abrir mão de mapas em totens espalhados em pontos estratégicos da cidade.
Avaliação e reparo
O secretário municipal de Turismo, Marcelo Greuel, diz que é inadmissível esse tipo de erro. Ele pediu recentemente um levantamento das condições dos mapas e dos totens informativos da cidade. Nesse levantamento, pelo menos três erros haviam sido detectados.
Greuel quer atualizar os mapas e os totens. Melhorar o aspecto visual e informativo está na mira da secretaria, mas não há prazo para a execução do serviço.
Os mapas estão há anos na cidade com a informação errada. O secretário não sabe informar em qual administração eles foram instalados.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Uma vergonha. Tem muitos que deveriam devolver salários recebidos a todos estes anos. E criam caso por uma loja…..