Siga-nos

Em alta

TURISMO

Mapas turísticos de Blumenau informam localização errada para os visitantes da cidade 

mapa turístico
Mapa da Rua das Palmeiras informa ao turista que ele está em frente ao Teatro Carlos Gomes. Foto: Pancho

Parece improvável, mas numa cidade que se mostra como “turística“ a principal informação de grande parte dos mapas espalhados nas ruas da região central está errada. Em nove dos 11 mapas verificados pelo blog nas últimas semanas a indicação de onde a pessoa está, o famoso “você está aqui”, aparece errada. Os mapas estão há anos instalados na área central da cidade.


Apenas nos mapas do Parque Ramiro Ruediger e do Parque Vila Germânica o turista recebe a informação correta e não tomará decisões equivocadas. Nos demais, a cidade presta um desserviço ao turista.

Quem passar pelo Teatro Carlos Gomes, por exemplo, e tentar se localizar pelo mapa que está na calçada da Rua XV de Novembro receberá a informação de que ele está na Praça da Paz, monumento que fica na curva do final da Avenida Beira-Rio, perto da prefeitura.

mapa turístico
Na Praça da Paz, perto da prefeitua, o mapa faz o visitante pensar que está na Rua das Palmeiras. Foto: Pancho

Já o mapa da Praça da Paz informa que o visitante está na Rua das Palmeiras, Centro Histórico da cidade, a quase dois quilômetros de distância. Completando o círculo da pegadinha, o mapa da Rua das Palmeiras informa ao turista que ele está em frente ao Teatro Carlos Gomes.

Mais desinformação

Além desses, os mapas que estão junto à Catedral São Paulo Apóstolo e ao Castelinho da Havan estão trocados. Os que estão no Mausoléu Dr. Blumenau e no Biergarten (Praça Hercílio Luz), assim como o da Praça da Paz, informam que o turista está na Rua das Palmeiras. Nesses casos o erro nem é tão grosseiro, já que a histórica via está a alguns metros dali.

mapa turístico
No mapa do Teatro Carlos Gomes o “você está aqui” indica a Praça da Paz, perto da prefeitura. Foto: Pancho

Outro que contém informação errada é o mapa da Praça Dr. Blumenau. Quem se orientar por ele também receberá a informação de que ele está na Rua das Palmeiras. Por fim, o mapa instalado junto ao Museu Hering traz na legenda a indicação do necessário e útil “você está aqui”, mas no mapa não há sinalização de onde a pessoa está.

Turista confuso

Segundo a professora da disciplina de Planejamento Turístico do curso de Turismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Erika de Paula Alves, o principal objetivo de um mapa turístico é facilitar a mobilidade dos visitantes.

mapa turístico
Na Praça Dr. Blumenau o turista pensa que está na Rua das Palmeiras. Foto: Pancho

Além disso, ele também deve despertar o interesse do turista para que ele visite os demais atrativos da cidade. Informando a localização errada do turista, o mapa deixa de cumprir o objetivo principal e os demais.

— Se não tem o “você está aqui”, você não consegue se localizar. Se a informação estiver errada, é ainda mais grave porque vai confundir o turista. Ele vai se deslocar procurando os atrativos e não vai chegar até eles.


ttelegram
wwhatsapp

Erika diz que, apesar do uso cada vez mais frequente dos celulares e aplicativos, os mapas físicos são importantíssimos. Segundo ela, a tecnologia veio para complementar as informações disponíveis em meios físicos e não se deve abrir mão de mapas em totens espalhados em pontos estratégicos da cidade.

Avaliação e reparo

O secretário municipal de Turismo, Marcelo Greuel, diz que é inadmissível esse tipo de erro. Ele pediu recentemente um levantamento das condições dos mapas e dos totens informativos da cidade. Nesse levantamento, pelo menos três erros haviam sido detectados.

mapa turístico
No mapa junto ao Museu Hering falta a indicação de onde o turista está. Foto: Pancho

Greuel quer atualizar os mapas e os totens. Melhorar o aspecto visual e informativo está na mira da secretaria, mas não há prazo para a execução do serviço.

Os mapas estão há anos na cidade com a informação errada. O secretário não sabe informar em qual administração eles foram instalados.

1 Comment

  1. Hans bethe

    Uma vergonha. Tem muitos que deveriam devolver salários recebidos a todos estes anos. E criam caso por uma loja…..

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *