Mesmo com os tapumes, chama a atenção de quem passa pela Praça Victor Konder, ao lado da prefeitura de Blumenau, a quantidade de árvores que foram retiradas do local. No total, 21 foram cortadas para dar lugar à Praça da Estação, empreendimento turístico que será erguido em espaço concedido pela prefeitura à empresa Insight Engenharia.
Segundo um dos sócios da empresa, o processo de licitação para a concessão do espaço já previa o corte de 17 árvores para a ocupação de um determinado espaço. Outras quatro foram cortadas porque a empresa vai aproveitar a área máxima permitida pelo contrato de concessão.
O corte teve autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e foi acompanhado, segundo a empresa, por integrantes da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena). Técnicos da Semmas fizeram uma vistoria e comprovaram que o serviço foi executado de acordo com a licença concedida.
A maior parte das árvores cortadas não era nativa ou estava condenada. No local restaram cinco das grandes árvores.
Uma das árvores condenadas era uma grande figueira que ficava ao lado do quiosque usado pela Polícia Militar. Só a raiz da árvore pesava quatro toneladas e exigiu mais trabalho do que estava previsto.
Os empresários também pediram que a nova figueira, plantada anos atrás em frente ao acesso principal da prefeitura, fosse transplantada para um local mais adequado, mas o pedido foi negado. O temor é de que, em alguns anos, a raiz da planta possa quebrar o piso da praça. E ela está na área concedida.
Compensações
A autorização de corte foi concedida com a condição de que a Insight plante 50 novas árvores na cidade. Seis serão plantadas na própria praça, em locais definidos pelo projeto de arborização do empreendimento. Quatro serão plantadas no entorno da prefeitura.
As outras 40 serão plantadas em local a ser definido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Além de plantar, a empresa terá que monitorar as mudas por dois anos para garantir que elas cresçam e floresçam.
Obra
O terreno do espaço concedido da praça, hoje cercado por tapumes, está praticamente pronto para receber a construção. Para obter a autorização de obra falta um parecer jurídico da Procuradoria do Município. Uma vez concedido o parecer, os trabalhos poderão começar.
A previsão é de que isso ocorra no próximo mês. Uma empreiteira já foi contratada para garantir a mão de obra necessária para a obra.
Projeto
A Praça da Estação será um empreendimento cuja atração principal será a construção de uma cópia da estação de trem que até a década de 1970 ficava no terreno que hoje é ocupado pela prefeitura. Nessa construção funcionará um restaurante, cafeteria, choperia e loja de souvenirs.
A Macuca, locomotiva que hoje está em frente à prefeitura, será restaurada e levada para um espaço em frente ao novo empreendimento. Veja abaixo como deve ficar o espaço.
11 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (635)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Essa imagem ai do projeto é fake, feita pro povo engoglir o projeto. Como aquelas imagens do puxadinho da ponte Adolfo Konder (a como eu queria uma investigação do MP lá)…. mais um crime ambiental em Blumenau executado com sucesso. Pancho podia entrevistar de novo aquele mentiroso que falou que árvores importam na cidade. Ele e o prefeitinho Mário Moto Serra
Como presidente da Acaprena esclareço que o fato da entidade estar se informando sobre o que está acontecendo, isso não significa, absolutamente, que estejamos de acordo com o “dendrocidio” ora perpetrado nessa praça, pelo contrário,vemos com muita preocupacao o que está acontecendo atualmente em Blumenau, com o aumento assustador do corte de arvores por qualquer motivo, menos o de manter o verde urbano.
Pessoalmente acho um retrocesso a manutenção do patrimonio histórico de Blumenau a transferência da macuca para local e posição ainda mais distante daquele onde historicamente ela trafegava. Bom que ela esteja sendo preservada, ruim pelo fato de não estar sendo locada no exato local e direção em que ela trafegava aí, sim, preservando o contexto historico em que a macuca estava inserida.
É simplesmente lamentável! Vivemos um tempo de uma nova geração absolutamente insaciável. Preservar? Prá que? Proteger o meio ambiente? Pra que?
Reportagem publicada aqui mesmo no dia 02/09: “(…)Com a colocação dos tapumes será possível limpar o terreno, demolir o quiosque que era usado pela Polícia Militar e, com a licença necessária, cortar algumas das pequenas árvores que estão no local. Os empreendedores garantem que as árvores grandes serão preservadas. Também há um novo projeto de arborização que vai fazer com que novas árvores de grande porte sejam plantadas no local.”
Agora, 23/11: “No local restaram cinco das grandes árvores.”
Lamentável o corte das árvores. Aliás as árvores somem diariamente da cidade como inimigas do desenvolvimento, quando seria o contrário. Vivemos um retrocesso na cidade
É lamentável o tema da preservação, tanto ambiental, quanto arquitetônica, nessa cidade.
Primeiro, demoliram a antiga estação ferroviária para dar lugar a esse monstrengo enxaimelóide bavoroso, que é a prefeitura. Agora querem reconstruir, em pleno séx. XXI, um pseudo edifício, também enxaimelóide bavoroso, colado a um patrimônio arquitetônico do Movimento Moderno, que é o antigo Forum. Só falta colar ou pintar umas faixas em ‘x’ no antigo forum. Estão transformando Blumenau numa disneylândia, onde tudo é de mentira.
E a dendrofobia que reina no paço municipal é assustadora.
Onde está o plano de arborização urbana de Blumenau?
[…] 23/11/2021 3 min de leitura […]
[…] 23/11/2021 3 min de leitura […]
https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/02/falso-enxaimel-sobre-praca-victor.html
Pensa esse lugar em época de oktober….mais um inferno de zumbis aglomerados fazendo o que querem por que depois irão embora…