Foi suspensa a licitação para contratar a empresa que vai cercar o Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau. A abertura dos envelopes com a documentação e propostas das empresas interessadas estava agendada para a manhã desta quarta-feira, 8 de dezembro.
Segundo o secretário municipal de Obras, Michael Maiochi, a suspensão foi necessária para responder dúvidas de empresas interessadas em prestar o serviço. Maiochi diz que as dúvidas devem ser respondidas ainda nesta quarta-feira e a abertura das propostas deve ser remarcada para a próxima semana.
O preço máximo estabelecido na licitação é de R$ 1,98 milhão. O valor do serviço será repassado por meio de convênio pelo governo estadual. Parte do dinheiro já está disponível em conta para o início dos trabalhos.
Já o balizamento da pista do Aeroporto Quero-Quero vai ficar para o próximo ano. O projeto de instalação dos equipamentos e da sinalização necessária para pousos e decolagens à noite foi aprovado pelo governo estadual.
A prefeitura de Blumenau trabalha agora na elaboração do termo de referência que vai servir de base para o edital de licitação. Também busca, atendendo recomendação do governo estadual, o aval do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O balizamento da pista também será bancado pelo governo estadual. O secretário Michael Maiochi acredita que a licitação para instalar os equipamentos e a sinalização deve ser lançada no início do próximo ano.
Demora
Faz pouco mais de dois anos que o governo do Estado anunciou a liberação de verbas para o cercamento e balizamento do Quero-Quero. A promessa veio em setembro de 2019, no próprio aeroporto, e foi feita pelo governador Carlos Moisés.
O convênio só foi assinado em junho do ano passado, nove meses depois do anúncio. De lá para cá, trâmites burocráticos e mudanças no projeto adiaram a execução das obras.
Benefícios
O cercamento da pista é necessário para dar mais segurança a quem utiliza o aeroporto. Evita que animais cruzem a pista e coloquem em risco quem pousa ou decola no Quero-Quero.
Já o balizamento é reivindicação antiga da cidade. Sem ele, as aeronaves só podem decolar e pousar entre o nascer e o pôr do sol.
A possibilidade de operações noturnas torna a estrutura mais atraente e segura. Além disso, possibilita resgates e transporte de órgãos em qualquer hora pelas equipes do Samu e Corpo de Bombeiros.
3 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Notou que não tem uma unica licitação que não tem algum rolo? Cheira mal isso…. sobre o aeroporto, VENDE. Deixa que a iniciativa privada cuide dele e cobre por isso. Prefeitura não precisa ter aeroporto, tem mais coisa com o que se preocupar do que torrar dinheiro com gente rica
[…] 08/12/2021 2 min de leitura […]
Poxa Gente!! Vamos fazer valer….. para o aeroporto realmente ser modernizado, para pousos de aeronaves do modelo Avião Turboélice ATR 72-600.. Chega de Navegantes…Nós Blumenauenses, precisamos de um aeroporto funcional para voos comerciais, independente do aeroporto de Navegantes….Navegantes é Navegantes.
Blumenau precisa de um aeroporto funcional na cidade, por vários motivos, Comercio, Transportes de cargas, voos comerciais, área da saúde e demais…Também estamos cansados de ouvir,,, Hannnn mas o aeroporto de Navegante é só uma hora de Blumenau…Não importa!!