Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Leitos de UTI habilitados pelo governo federal não são novos e situação segue crítica em Blumenau 

A notícia se espalhou rapidamente. O Ministério da Saúde habilitou nesta quarta-feira cinco novos leitos de UTI para tratamento de covid-19 no Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Ocorre que muita gente pensa que são leitos novos, mas não é bem assim.


Esses leitos já estão sendo usados por pacientes da região e há tempos estão incluídos na contagem oficial da prefeitura de Blumenau, divulgada diariamente com a taxa de ocupação. A habilitação nada mais é que o trâmite burocrático necessário para que o hospital possa cobrar do governo federal pelos serviços prestados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). E ponto final.

Continuamos, portanto, com 63 leitos regulares de UTI para tratamento de pacientes com covid-19, dos quais 62 estão ocupados, e com 31 provisórios que estão sendo ativados de acordo com a demanda nos hospitais. Desses 31, sete já estavam sendo usados na noite desta terça-feira e a maioria ainda está sendo instalada. A lotação é uma realidade e a situação segue crítica na cidade.


whatsapp
telegram

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *