O histórico e belo cemitério da comunidade luterana de Blumenau, na paróquia Centro, vai perder 51 árvores em agosto. São plantas que estão mortas ou doentes, algumas com os troncos ocos, e que representam risco ao frequentadores do local, explica o pastor Milton Jandrey.
Elas foram identificadas e analisadas por profissionais da Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (Furb). É deles que veio a recomendação de corte. Muitas das árvores que podem ser mantidas serão podadas e outras serão observadas por determinado tempo até nova avaliação.
O cemitério é conhecido por abrigar sepulturas de famílias tradicionais da cidade, especialmente de imigrantes e descendente de alemães. Até mesmo o corpo do ambientalista Fritz Müller e de integrantes da família dele foram enterrados no local.
A retirada das árvores é uma questão de segurança e deve mudar o cenário do local. Quem conhece o cemitério sabe que boa parte do clima e da beleza que tão bem caracterizam aquele ambiente deve-se à presença dessas árvores.
Jandrey diz que uma comissão foi formada com integrantes da comunidade luterana para acompanhar o trabalho de corte. Ela também será responsável por planejar o futuro do ajardinamento do cemitério. A ideia é escolher o melhor local e as espécies mais adequadas para plantio e recuperar a perda que hoje é necessária.
Vendaval
O cemitério já havia perdido algumas árvores no vendaval do final de junho. Vinte e oito delas foram arrancadas ou quebradas pela força do vento. Ou seja, no total, o espaço vai ficar com menos da metade das cerca de 140 árvores que estavam entre as sepulturas e no entorno delas.
Parte das árvores que caíram ou foram cortadas pelo vento de junho já foi retirada, mas ainda é possível ver algumas entre as sepulturas. Pela foto acima fica clara a magnitude do evento meteorológico que atingiu não só Blumenau, mas praticamente todo o estado de Santa Catarina.
Para ajudar a bancar a retirada dessas árvores — tanto as que foram arrancadas pelo vento quanto as que estão doentes ou mortas — a paróquia iniciou uma campanha de arrecadação. Os que estiverem dispostos a ajudar podem depositar qualquer quantia na conta abaixo:
Banco: Sicredi – 748
Agência: 2606
Conta: 32915-0
Favorecido: CEB – Paróquia Luterana Blumenau Centro
CNPJ: 09.483.172/0001-38
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (633)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 29/07/2020 2 min de leitura […]
[…] 29/07/2020 2 min de leitura […]