A Justiça Federal suspendeu a tramitação do projeto de construção de uma loja da Havan no Centro Histórico de Blumenau. Para a juíza que concedeu a liminar solicitada pelo Ministério Público Federal “as características arquitetônicas do projeto, além de ofuscarem bens tombados pelo poder público, (…) terminam por deteriorar a paisagem do centro histórico enquanto patrimônio cultural”. (NSC Total)
O quanto antes a prefeitura de Blumenau deveria definir os limites do Centro Histórico da cidade para impedir a descaracterização da região. Já imaginou um Pelourinho com um prédio de 30 andares? Ou Ouro Preto com um shopping center no meio do casario tombado? Se queremos ser uma cidade turística, que façamos o dever de casa.
—
O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, assinou na Furb um termo de compromisso pela federalização da universidade. O documento será publicado no Diário Oficial da União. Segundo ele, o MEC cuida da parte educacional do processo. Outros órgãos do governo avaliarão, por exemplo, a viabilidade financeira. (ND+)
Na reunião, o ministro disse oque o que muitos já desconfiavam. Se houver federalização, ela vai ficar sob responsabilidade do próximo governo. “Nunca o Ministério da Educação esteve tão próximo da demanda por uma universidade federal no Vale do Itajaí”, escreve o jornalista Evandro de Assis. (NSC Total)
Fica a dúvida, né? Será que apoiadores da causa torcem pela reeleição de Bolsonaro para manter próxima a possibilidade de federalização em caso de reeleição do presidente?
—
Turistas e moradores de Blumenau contam agora com uma importante ferramenta para conhecer um pouco mais da história da cidade. Caminhando pelo Centro e com o celular nas mãos, as pessoas poderão acessar informações sobre o patrimônio histórico edificado do bairro. (O Município Blumenau)
São edificações incríveis que nem todos percebem no Centro de Blumenau. Tire um domingo ou qualquer outro dia para passear com a família e conhecer um pouco mais da cidade em que moramos.
—
As ruas de Blumenau terão 50 novas faixas elevadas para pedestres. A prefeitura lançou uma licitação para contratar a empresa que será responsável pela instalação. O investimento de até R$ 2 milhões vai contemplar vias como Divinópolis, Hermann Hering, José Deeke e Francisco Vahldieck. (NSC Total)
—
Enquanto isso, Gaspar retomou a fiscalização de velocidade por lombadas eletrônicas. Dezoito equipamentos começam a multar na próxima segunda-feira. (Alexandre José)
Em Blumenau a prefeitura também quer instalar lombadas eletrônicas, mas o processo ainda está na fase de estudos. Em breve um projeto deve ser apresentado.
—
Eis que Blumenau pode ter uma senadora. Denise do Santos é suplente do senador Esperidião Amin, que deve se licenciar para se dedicar à campanha a governador. Denise é esposa do deputado estadual e candidato a deputado federal Ismael dos Santos. (Informe Blumenau)
—
O processo que pode cassar o mandato do presidente da Câmara de Blumenau, Egídio Beckhauser, foi suspenso. Um juiz mudou o voto e outro pediu vistas. (O Município Blumenau)
—
A prefeitura de Blumenau pediu à empresa responsável pela revitalização da Prainha que conclua os níveis mais altos da obra até o fim do ano. Os trabalhos estão parados na área de lazer para readequação dos projetos. (Alexandre José)
As adequações são necessárias depois que a enchente de maio destruiu parte da nova estrutura. Fica a pergunta: como é que o projeto desconsiderou o fato de já termos passado por 96 enchentes ao longo da história?
—
Os rotarianos de Blumenau estão em campanha para aumentar a imunização contra a poliomielite na cidade. Até agora menos de 20% das crianças foram vacinadas. A meta é chegar a 95%. (Alexandre José)
—
Candidatos a diretor de escolas e creches de Blumenau passarão por uma prova escrita. Só depois é que pais e professores poderão votar. (NSC Total)
—
Já está sendo divulgada a programação de aniversário de 172 anos de Blumenau. São mais de 30 eventos em um mês de comemoração. (O Município Blumenau)
—
Tem TEDxBlumenau neste fim de semana. O evento, rico em troca de experiências e ideias, será no Ahoy, mas as palestras serão transmitidas pela internet gratuitamente. (Ver Mais – ND TV)
—
O colunista do portal NSC Total Evandro de Assis foi entrevistado pelo Blumencast. A conversa é altamente recomendada para quem gosta de jornalismo e adora saber histórias dos bastidores dos meios de comunicação da cidade.
2 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (605)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
É bom que se defina logo onde fica o centro histórico da cidade. Já pensou o maior prédio da cidade colado num edifício histórico?
A prainha é projeto fadado a fracasso por futuras cheias. Não precisou subir muito o rio para dizer que aquela área está reservado a sua passagem. Isso foi desde, sempre! E não foi por falta de aviso. Esse espaço deve ser cuidado por tratamento de paisagem com o plantio de grama e seus cuidados devidos. Não mais do que isso! Querer encher de linguiça um lugar onde o rio mostra toda sua força é não ter o cuidado com a coisa pública.