Siga-nos

Em alta

INFRAESTRUTURA

Governo federal suspende licitação para recuperar ponte na BR-470 

ponte br-470
Ponte tem traçado em curva e recebe movimento intenso diariamente. Foto: Cleber Stassun, arquivo pessoal

Aos que, com razão, passam preocupados pela ponte sobre o rio Itajaí-Açu que fica na BR-470 entre os municípios de Apiúna e Ibirama, chega uma informação importante. Foi suspensa a licitação para contratação dos estudos, projetos básicos, projeto executivo de engenharia e execução da obra de reabilitação da estrutura.

O Ministério da Infraestrutura pediu à superintendência catarinense do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma atualização do orçamento da obra. Sem isso, as empresas interessadas poderiam questionar os valores de um determinado item que estava desatualizado.


Assim que o orçamento for revisto uma nova licitação deve ser lançada e todos os prazos voltam a correr. No edital anterior a previsão para a entrega da obra era de 18 meses. Com isso fica fácil perceber que só teremos a ponte recuperada e segura em 2022. Se os prazos forem respeitados.

Obra necessária

Há anos a comunidade pede a recuperação dessa importante ponte. Um relatório técnico apresentado à Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs) descreve diversos problemas na estrutura. As lideranças regionais temem pelo colapso total da ponte, o que pode colocar em risco quem passa por ela.

Segundo dados do DNIT de 2016, cerca de 11 mil veículos passavam pela estrutura por dia que tem 202 metros e traçado em curva.


whatsapp
telegram

2 Comments

  1. Beatrix

    Se essa ponte vier a cair, por onde o tráfego terá de passar? O escoamento da produção se faz toda por essa rodovia. É tão chocante esse tipo de notícia que faltam até palavras para descrever a revolta e indignação. Não é uma pontezinha…

    1. Eduardo

      Realmente, os governos passados tratavam o povo com descaso, esse é um exemplo, agora tem que ser feito orçamento com valores atuais, para que as empresas se candidatem para fazer a obra!!! A indignação se deve aos governos passados!!!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *