Siga-nos

Em alta

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Falta de infraestrutura e ajuda na educação dão o tom da posse da nova diretoria da Acib 

Renato Medeiros, presidente da Acib
Renato Mediros é o novo presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Foto: reprodução, YouTube

A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) tem um novo presidente. O empresário Renato Medeiros, da Blumenau Iluminação, assumiu o posto na noite detsa segunda-feira em cerimônia virtual. Sem deixar as bandeiras tradicionais da entidade de lado, como a iinfraestrutura, Medeiros deixou clara, durante o discurso, a vontade de contribuir com a educação.


Pediu ajuda de todos no trabalho de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também na tarefa de dar valor à educação profissionalizante. Também deixou claro que pretende manter estreito o relacionamento com a classe política para este e outros objetivos.

— Acreditamos que a educação é o alicerce para o desenvolvimento econômico e social de qualquer cidade, Estado ou País

A entidade terá pela primeira vez uma vice-presidente mulher. Christiane Buerger, da Ártico, foi eleita com Renato e se a tradição da entidade se repetir, ela pode assumir a presidência a partir de 2025. Tadicionalmente o vice assume depois de dois mandatos de dois anos do presidente.

Falta infraestrutura

Em tom de desabafo, o ex-presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi, reclamou do descaso dos governos em relação à infraestrutura viária no Vale do Itajaí. Em especial a demora na duplicação da BR-470 que a cada ano vê o orçamento diminuir e o prazo de conclusão aumentar:

— Nossa infraestrutura é ruim. Estamos estrangulados.

As palavras vieram no discurso de despedida. Lombardi lembrou que a Acib tem que fazer parte das soluções. Cobrou por sinergia entre todos os que deveriam se importar com o desenvolvimento da cidade. Sinergia que, segundo ele, não apareceu como devia nos últimos anos.


ttelegram

wwhatsapp

No mesmo tom seguiu o prefeito Mário Hildebrandt. Para o mandatário político da cidade, a demora na duplicação da BR-470 provoca um gargalo no turismo e no desenvolvimento econômico da região.

Hildebrandt também reclamou da demora do governo do estado em reiniciar o prolongamento da Via Expressa, que vai origem à nova SC-108:

— A obra está há quatro anos parada. Se não tem como tocar com uma empresa, licita e faz com outra.

O prefeito também deixou um recado para o governo estadual em relação ao prometido repasse do dinheiro para a construção do centro de convenções. Disse que se o governo do Estado não quiser, a prefeitura vai atrás de outra fonte de renda. O projeto da estrutura está a meses sob análise do governo do Estado.

Sobre o novo presidente

Renato Medeiros começou sua trajetória na diretoria da Acib em 2013, na gestão do ex-presidente Carlos Tavares D’Amaral. Empresário e presidente da Blumenau Iluminação, tem uma carreira executiva desenvolvida na Cia. Hering e na Blumenau Iluminação.

Formado em Ciências Contábeis pela Furb, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios e em Auditoria e Gerência Contábil pela FGV. Acumula experiência em áreas de Custos, Logística e Comercial. Focado em resultados e no desenvolvimento de pessoas e negócios.

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *