Siga-nos

Em alta

CULTURA E LAZER

Escritor blumenauense vence Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes do país 

marcelo labes
Foto: arquivo pessoal

O escritor blumenauense Marcelo Labes é um dos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ele venceu na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia com o livro Paraízo-Paraguay, da editora Caiaponte.

Além dele, a escritora carioca Claudia Lage venceu a categoria Melhor Romance de Ficção com a obra O Corpo Interminável, da editora Record. Cada vencedor vai ganhar R$ 200 mil e a cerimônia de premiação está prevista para março de 2021.

Os vencedores concorreram com outros 200 escritores inscritos de 16 estados, do Distrito Federal, de Portugal, Espanha e Suíça. Entre os 10 jurados estão críticos, especiailistas em literatura e jornalistas.


Filho do Reino

Labes nasceu no bairro Progresso, no distrito do Garcia, e estudou nas escolas Pedro II, a municipal e a estadual. Foi servidor concursado do Seterb e em 2008 publicou o primeiro livro, Falações (EdiFurb). Em 2015 ele publicou Porque Sim Não é Resposta (Antítese/Hemisfério Sul) e no ano seguinte, O Filho da Empregada, pelas mesmas editoras.

Enclave, de 2018, deu a Labes a honra de estar entre os 10 finalistas do renomado Prêmio Jabuti e o mesmo Paraízo-Paraguay, publicado no ano passado, conquistou o segundo lugar na categoria romance do Prêmio Literário 2019 da Biblioteca Nacional.


whatsapp
telegram

O escritor vive hoje em Florianópolis onde também cuida da editora Caiaponte.

2 Comments

  1. Xandao Literatura

    Que show…

    Blumenau é terra de grandes talentos literários, musicais e nas artes em geral.

    Parabéns, Marcelo.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *