Siga-nos

Em alta

ECONOMIA E NEGÓCIOS, SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA

Escola de Blumenau terá quase metade da energia que consome gerada pela luz do sol 

barão
Placas foram instaladas na cobertura do ginásio. Foto: divulgação, Barão

A Escola Barão do Rio Branco instalou 252 módulos de captação de energia fotovoltaica na cobertura do ginásio da instituição, na Rua Nereu Ramos, área central de Blumenau. Os equipamentos são fruto de um projeto de cooperação entre Blumenau e Alemanha.

A estimativa é de que as placas gerem 8,6 mil kWh por mês, o equivalente a 45% do atual consumo da escola. Os resultados da geração dos equipamentos farão parte de um estudo que vai definir o potencial de geração de energia no Vale do Itajaí.

Leia também: Assista a um vídeo com detalhes do projeto do novo restaurante Frohsinn em Blumenau

A Barão faz parte de um projeto piloto da recém-criada Energie Agentur Blumenau (EAB), organização social que nasceu de uma parceria celebrada em 2013 entre Blumenau e a cidade de Weingarten, na Alemanha. Por meio da agência, o governo alemão vai subsidiar parte da instalação desses equipamentos.

Juro zero e doações

Na iniciativa privada, a ideia é conceder financiamento a juro zero por meio do Deutsche Bank e BRDE. Foi o que ocorreu com a Barão e outra escola de Timbó, a Cetisa, que terá os módulos instalados ainda neste mês.


ttelegram
wwhatsapp

Na área pública o projeto piloto resultou na doação de placas fotovoltaicas para três escolas, para o prédio da prefeitura na Avenida Beira-Rio que abriga o atendimento do Samae e Procon e para a sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em Timbó, onde também funciona a sede da agência. Nesses pontos as placas já foram instaladas e devem passar a funcionar na semana que vem.

Leia também: Grupo que distribui máscaras nos terminais urbanos de Blumenau faz campanha de arrecadação

A Barão foi escolhida graças ao incentivo para o estudo da língua e da cultura alemã e pelas ações que promove para incentivar a sustentabilidade ambiental. A ideia da parceria entre Blumenau e Alemanha é diminuir as mudanças climáticas, e as consequências delas, que estão sendo provocadas pela ação do homem.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *