Siga-nos

Em alta

INFRAESTRUTURA, TRÂNSITO, TRANSPORTE

Depois de quase oito anos, asfalto chega ao prolongamento da Via Expressa em Blumenau 

asfalto na via expressa
Prolongamento da Via Expressa ganha asfalto pela primeira vez. Foto: divulgação

Parece miragem, mas não é. Enfim algum asfalto está sendo aplicado no prolongamento da Via Expressa, em Blumenau, mais precisamente no trecho de um quilômetro e meio entre a BR-470 e a Rua Guilherme Scharf.

A emulsão asfáltica, camada que impermeabiliza a base antes da aplicação da última camada de asfalto, surge quase oito anos depois da assinatura da ordem de serviço para o início da obra, em setembro de 2014. O problema é que o trecho que está sendo asfaltado não será aberto ao trânsito quando a pavimentação for concluída.

Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, esse quilômetro e meio só será liberado quando o viaduto sobre a Rua Guilherme Scharf for concluído. Isso porque a segurança viária estaria garantida apenas com as alças de acesso à estrutura.

Viaduto

Sobre o viaduto, o governo estadual já contratou uma empresa e ela encontrou recentemente um terreno para fabricar as vigas de sustentação. Essa é a parte mais demorada de todo o trabalho e é possível que só seja concluída em alguns meses. Só depois disso é que a obra no local, ou seja, na própria Guilherme Scharf, vai ganhar forma.

Os trabalhos no prolongamento da Via Expressa se concentram nos primeiros três quilômetros de estrada. Metade está sendo pavimentada e a outra metade passa por terraplanagem.

Além desses três quilômetros, o prolongamento tem mais 12 quilômetros até o pé da Serra da Vila Itoupava. Além disso, são 15 as pontes e viadutos que a implantação da nova rodovia vai exigir. Só um foi contratado até o momento.

wwhatsapp
ttelegram

Em entrevista ao Jornal da Mix, da rádio Mix Blumenau, o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, disse que não há problemas para desapropriar ou licenciar todo trecho. Ainda assim, não há um cronograma definido para a obra. Como em quase oito anos nem um quilômetro sequer foi concluído, dá pra calcular a demora.

Projeto

O prolongamento da Via Expressa vai dar origem a um novo trecho da rodovia estadual SC-108. Quando concluída, a Rua Pedro Zimmermann, que hoje se confunde com a SC-108, será municipalizada e urbanizada pela prefeitura de Blumenau.

O projeto prevê a transformação da principal via da região Norte. Deixará de ter a cara e os perigos de uma estrada mal conservada para se tornar uma grande avenida. 

Quando isso vai ocorrer? Impossível prever. Enquanto isso os moradores da região, principalmente os da Itoupava Central sofrem com o trânsito intenso e perigoso que só deve piorar.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *