Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: taxa de internação em UTI é muito menor do que nos outros quatro picos da doença em Blumenau 


Nunca Blumenau registrou tanta gente com covid-19 ao mesmo tempo. Nesta terça-feira, segundo a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, 7.497 moradores da cidade estavam com a doença. 

A boa notícia é que a preocupação que existe em relação ao grande número de pessoas com covid-19 em Blumenau ainda não chegou aos hospitais da cidade. Dos quase 7,5 mil doentes, apenas nove estavam internados em UTI. Ou seja, apenas 0,12% desenvolveram a forma grave da doença.

O índice é muito menor do que os registrados nos outros picos da pandemia na cidade. Os maiores foram observados nos dias 4 de março e 12 de julho do ano passado.

Na primeira data eram 1.952 os doentes e 66 estavam em UTIs. Na segunda data eram 1.362 as pessoas com covid-19 e os internados em terapia intensiva eram 46. Nos dois casos, o índice de internação em UTI era de 3,38% dos doentes.

Se registrássemos hoje o mesmo índice dessas duas datas, 253 pacientes estariam precisando de leitos de terapia intensiva. Considerando a quantidade de leitos que chegou a ser ativada em Blumenau, mais da metade não teria onde ser internada.

Vacinação

Para o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, o número baixo desta onda é fruto da menor agressividade do vírus dominante, mas, principalmente, da campanha de vacinação contra a covid-19. Em Blumenau, 73% da população já receberam as duas doses ou a dose única da vacina e 76% receberam a primeira dose.

wwhatsapp
ttelegram

Em entrevista ao PAPO COM PANCHO da semana passada, Krambeck disse que o número de internações pode aumentar um pouco na cidade nas próximas semanas. Afinal, um em cada quatro blumenauenses não está vacinado. Isso corresponde a 86 mil pessoas.

Mesmo assim, Krambeck acredita que o aumento não deve ser semelhante ao que foi visto em outras ondas da pandemia em Blumenau.

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *