Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: projeção feita por cientista de dados prevê cenário crítico nas UTIs de Blumenau em julho 

projeção
Em verde o cenário otimista, em cinza o mediano e em vermelho o pessimista. Foto: reprodução

O cientista de dados da Unimed, Jonathan Bruno Moretti, apresentou nesta sexta-feira uma projeção dos possíveis cenários da pandemia de covid-19 em Blumenau para as próximas semanas. Segundo o estudo, a quarta onda na cidade deve ser bem parecida com a terceira, tanto no número de casos ativos quanto na ocupação de leitos de UTI.


São três os cenários possíveis: o otimista prevê em 6 de julho 1.628 casos ativos e 78 leitos de UTI ocupados. No cenário mediano seriam 1.878 casos ativos e 87 leitos de UTI ocupados. O pior dos cenários prevê 2.253 casos ativos e 101 leitos de UTI ocupados.

Lembrando que a cidade tem 94 leitos de UTI contando com os 28 leitos de guerra, que podem ser ativados de maneira improvisada se for necessário. As projeções já consideram os pacientes de outras regiões que são internados na cidade.


ttelegram
wwhatsapp

Os dados foram apresentados na live que a prefeitura transmitiu no início da noite desta terça-feira. O prefeito Mário Hildebrandt deixou claro desde o início que os números só se concretizarão se as pessoas forem contaminadas. Repassou aos blumenauenses parte da responsabilidade pela evolução da pandemia na cidade e disse que na segunda-feira pode anunciar nova medidas restritivas para combater a proliferação do novo coronavírus.

Recomendações

O secretário Winnetou Krambeck pediu aos blumenauenses que fiquem mais atentos às medidas pessoais necessárias para conter o vírus. Ficar em casa sempre que possível, usar máscaras, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas nunca foi tão necessário. Krambeck também fez um apelo para que as pessoas não deixem de agendar a vacina ou de comparecer para receber a segunda dose.

>>> Siga-me no Instagram

2 Comments

  1. Moacir Manoel Rodrigues Junior

    Estamos no início do mês de junho, já passou 1 mês da previsão e falta 1 mês para o pico. As previsões estão bem fora, você buscou com o referido cientista de dados para explicar sobre esse erro no modelo? Estamos bem abaixo do nível chamado otimista e não apresentamos um crescimento acelerado, pelo contrário a taxa de variação diária está diminuindo. Você tem alguma informação sobre isso?

    1. Pancho

      Olá, Moacir! Já percebi isso também e na segunda publico algo mais sobre o assunto. Grande abraço!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *