Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: número de mortes registradas em Blumenau dobra de fevereiro para março 


Blumenau já registrou neste mês de março 63 mortes de moradores da cidade com covid-19. Faltam cinco dias para terminar o mês e o número já é 97% maior que o registrado em todo o mês de fevereiro, quando 32 moradores morreram.

Só nesta sexta-feira foram registradas mais três mortes, chegando a um total de 390 óbitos de moradores com covid-19 desde o início da pandemia. A média móvel de mortes é de 3,57, aumento de 108% em relação à média de duas semanas atrás. Nos últimos quatro dias a média móvel esteve acima de três.


As internações também seguem em um patamar crítico na cidade. Nesta sexta-feira 191 pacientes estavam internados nos hospitais de Blumenau. Oitenta em leitos de UTI e 111 em enfermarias.

A ocupação dos leitos de UTI é de 100% dos 66 leitos regulares e 50% dos 28 “leitos de guerra” que a prefeitura diz ser possível montar nos hospitais de forma improvisada em outros setores. Durante toda a semana o número de internados em leitos de UTI esteve na casa das oito dezenas. É a primeira vez na pandemia que isso ocorre.

Queda nos novos casos

A boa notícia segue sendo a queda no número de novos casos. Com os 158 diagnósticos registrados nesta sexta, a média móvel de novos casos ficou em 179, queda de 26% em relação à média de duas semanas atrás.


wwhatsapp
ttelegram

O problema é que o impacto da queda desse importante indicador demora para chegar nas internações e nas mortes. O número de internados aos poucos parece estabilizar, mas ainda num patamar muito alto.

Já o número de mortes ainda cresce. É muito provável que a semana epidemiológica que termina neste sábado seja a pior em relação ao número de óbitos na cidade.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *