Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: número de mortes aumenta em Blumenau e UTI do Hospital Santa Catarina está lotada 

winnetou krambeck live
Winnetou Krambeck (E), secretário municipal de Saúde. Foto: reprodução, Facebook

Blumenau registrou nesta segunda-feira três mortes de moradores da cidade com covid-19. A última vez que isso aconteceu foi no final de agosto, quando saímos do primeiro pico da doença. No total 180 moradores já morreram com o novo coronavírus desde o início da pandemia.

A média móvel de mortes tem aumentado sem parar desde a semana passada. Hoje ela é de 1,57 por dia, o dobro da média móvel registrada na segunda-feira da semana passada. Na média móvel são consideradas as mortes ocorridas nos últimos sete dias.


Nos hospitais de Blumenau, 99 pacientes com covid-19 estão internados. A maior parte deles, 64, estão em enfermarias. Nos leitos de UTI há 35 pacientes, ocupação de 37%.

No Hospital Santa Catarina os 10 leitos de UTI destinados a pacientes com a doença estão ocupados. Segundo a instituição, seis leitos improvisados podem ser montados nas salas de recuperação pós-anestésicas, os chamados “leitos de guerra”, mas isso não pode ser feito no momento. Diferente do primeiro momento crítico da doença, entre julho e agosto, o hospital tem cirurgias agendadas e a demanda impede o uso dessas salas para os leitos de guerra.


whatsapp
telegram

Em relação aos novos casos, a segunda-feira foi o segundo pior dia da pandemia em Blumenau. Foram registrados 487 diagnósticos, chegando a 22.028 casos de covid-19 desde março. A média móvel, que leva em conta a média de novos casos dos últimos sete dias, é de 383 casos por dia. Na segunda-feira passada eram 287, aumento de 33%.

Restrições

Uma vez mais a prefeitura de Blumenau deixou claro que não vai adotar medidas mais restritivas que as impostas pelo estado para enfrentar a pandemia. Pelo menos por enquanto.

Na live transmitida no fim da tarde o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, deixou claro que além do Hospital Santa Catarina, há leitos nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel. Segundo ele, a UTI do Santa Catarina também foi a primeira a lotar na primeira onda da doença e esses leitos estão incluídos nos 94 que a cidade tem disponível, segundo a prefeitura.

1 Comment

  1. Alexandre roedel

    Deixei de assinar o Santa faz tempo por causa desse Pancho…

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *