O Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade emitiram notas contra a decisão da prefeitura de Blumenau de suspender o comércio por sete dias.
O Sindiojas, presidido pelo comerciante Emilio Schramm, diz que o setor “passou a ser considerado um dos grande culpados pela disseminação do coronavírus”. O comunicado ainda diz que todos os estabelecimentos comerciais da cidade se esforçam para seguir as recomendações das autoridades sanitárias.
Já a CDL, presidida pelo comerciante Helio Roncaglio, diz que o setor não pode pagar essa conta. “O prejuízo financeiro das empresas já ultrapassou os limites para a maioria. Talvez algumas portas não se abram mais e o desemprego, com certeza, aumentará”, diz a nota publicada no site da entidade .
Roncaglio pede à prefeitura para que reveja as medidas restritivas anunciadas na segunda–feira e que passaram a valer a partir de hoje e aumente a fiscalização para acabar de vez com festas e aglomerações na cidade.
Leia abaixo a íntegra das notas do Sindilojas e da CDL
NOTA SINDILOJAS BLUMENAU
Com as medidas restritivas anunciadas ontem pelo prefeito Mario Hildebrandt, instituindo o lockdown, o Comércio de Blumenau passou a ser considerado um dos grandes culpados pela disseminação do coronavírus no município.
Para que não fique dúvidas: o SINDILOJAS Blumenau é desde o início contrário ao fechamento dos estabelecimentos do Comércio. Todos eles, sem exceções, têm se esforçado em seguir as recomendações dos órgãos públicos quando se trata de prevenção e higienização para atendimento aos clientes.
Temos a convicção de que, se existe descontrole nas aglomerações, estas não acontecem no Comércio! No entanto, nosso setor é o que pagará o mais alto preço pelas medidas adotadas pela administração municipal!
NOTA CDL BLUMENAU
Mais uma vez, o setor do comércio foi penalizado com as novas medidas restritivas anunciadas pela prefeitura no dia 20 de julho. Desde o início da pandemia, a CDL Blumenau tem atuado fortemente na conscientização das pessoas de forma a preservar os empregos e manter comércio aberto. Tudo isso de forma conjunta com o poder público, com os associados e a população em geral.
A notícia do fechamento do comércio foi uma surpresa (negativa) à CDL Blumenau. Entendemos que medidas mais severas eram necessárias, mas não compreendemos da forma que ocorreu. Há quatro meses, a entidade tem participado de inúmeras reuniões na prefeitura com diversas autoridades. Sugerimos ações, nos colocamos à disposição e, principalmente, colocamos a mão na massa.
Sabemos o quanto os empresários se dedicaram e se preparam para receber colaboradores, fornecedores e clientes. Com certeza, temos um comércio seguro em Blumenau. Não é no comércio que o vírus se espalhou. Estávamos preparados e cumprindo todas as determinações. Lojistas e colaboradores extremamente conscientes e preparados.
O setor não pode pagar esta conta. O prejuízo financeiro das empresas já ultrapassou os limites para a maioria. Talvez algumas portas não se abram mais e o desemprego, com certeza, aumentará.
O fechamento do comércio é um paliativo diante de toda a situação. É preciso que a prefeitura reveja as medidas restritivas e aumente a fiscalização para coibir de fato o que oferece risco no contágio da Covid-19, como as festas (especialmente nos finais de semana) e aglomerações.
Estamos cientes de todos os nossos esforços para manter os estabelecimentos de portas abertas e assim preservar empregos e manter a economia ativa. A CDL Blumenau não vai cruzar os braços. Continuaremos fazendo de tudo para ajudar o comércio, em especial nossos associados, levando informação, defendendo o setor, desenvolvendo campanhas, entre outros.
Helio Roncaglio
Presidente da CDL Blumenau
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (568)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Essa afirmação do presidente do CDL, de que o comércio não é no comércio que o virus se espalhou e que o risco vem apenas das festas é baseado em estudo cientifico? Ou é achismo do CDL? Se for baseado em estudo cientifico, poderia indicar qual deles?