Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: hospitais de Blumenau registram a menor ocupação de leitos de UTI desde novembro de 2020 

gráfico leitos UTI
Gráfico mostra a evolução do número de internados em leitos de UTI em 2021 nos hospitais de Blumenau.

Aos poucos as boas notícias em relação à pandemia de covid-19 chegam a Blumenau. Nesta quinta-feira, por exemplo, os hospitais da cidade registraram a menor ocupação de leitos de UTI por pacientes com a doença desde o dia 22 de novembro do ano passado.

São 33 os internados em terapia intensiva, segundo o boletim divulgado pela prefeitura no início da noite de quinta. O número equivale a 50% dos 66 leitos regulares de UTI disponíveis para pacientes com covid-19.


O número total de internados com a doença também é o menor desde o dia 9 de novembro de 2020. Com os 23 internados em leitos de enfermaria, Blumenau tem nesta quinta 56 pacientes com covid-19 nos hospitais.

As boas notícias também chegam no número de diagnósticos da doença. Este é o quarto dia seguido com a média móvel em baixa, depois de seis dias de crescimento. Nesta quinta foram registrados 114 novos casos de covid-19 e a média móvel ficou em 98, número 3,8% menor que a média registrada há duas semanas. Segundo os especialistas, estamos em fase de estabilidade.

Mortes em baixa

Em relação às mortes os números também são melhores que os das semanas passadas. Nesta semana epidemiológica — que termina no sábado — há registro de apenas uma morte em decorrência da covid-19 na cidade. Na semana passada foram 14 e na anterior, 15. Como a prefeitura tem cada vez mais divulgado os óbitos com algum atraso, é bom esperarmos alguns dias para confirmar essa tendência.

Prevenção

É claro que o avanço da vacinação tem relação direta com esses números. Especialmente pelo fato de os mais vulneráveis, como os idosos e doentes crônicos, estarem imunizados com as duas doses da vacina ou a dose única.


ttelegram
wwhatsapp

Para melhorarmos ainda mais é indispensável que a população siga adotando as medidas sanitárias para evitar a proliferação do vírus. Especialmente neste momento em que a variante Delta do vírus se espalha pelo país. É bom lembrar que ela é mais transmissível.

Por isso, ficar em casa sempre que possível, usar máscaras ao sair, mesmo ao ar livre, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas seguem sendo hábitos necessários.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *