Blumenau registrou no fim de semana mais 134 diagnósticos de covid-19. A média móvel de novos casos está em 92 por dia, queda de 17% em relação à média de duas semanas atrás. Segundo os especialistas, variações maiores que 15% representam diminuição no número de novos casos na cidade.
Essa redução pode ser percebida também quando analisamos os números das semanas epidemiológicas, período que começa no domingo e termina no sábado. Na semana que terminou no dia 24 foram registrados 645 diagnósticos, queda de 4% em relação à semana anterior (674) e de 17% em relação à semana que terminou no dia 10 de abril (778).
Também é possível observar alguma queda no número de mortes em decorrência da covid-19 em Blumenau. No fim de semana foram registradas duas mortes de moradores da cidade. A média móvel está em duas mortes por dia e já foi de 2,86 há duas semanas.
O número de mortes nas semanas epidemiológicas também registra queda. Foram 16 na semana que terminou sábado passado contra 20 na semana anterior e 23 na semana que terminou no dia 10 de abril.
UTIs lotadas
O maior problema segue sendo a ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Blumenau. Apesar da redução nos diagnósticos, a cidade tinha no domingo 75 pacientes em leitos de terapia intensiva, mesmo número do domingo anterior (18) e um pouco menor que no dia 11, quando havia 84 pacientes em UTIs.
É certo que passamos, entre março e abril, 25 dias com mais de 80 internados em UTI e agora estamos há 10 dias na casa das sete dezenas, mas a redução ainda é lenta e a ocupação ainda demanda grandes esforços, especialmente das equipes que trabalham para recuperar esses pacientes.
É sempre bom lembrar que a cidade tem 66 leitos regulares de UTI destinados ao tratamento da covid-19. Todos estão ocupados. Os outros nove pacientes usam os chamados “leitos de guerra” que foram improvisados em outros setores dos hospitais.
Leia também: Teatro Carlos Gomes passa por dificuldades financeiras e pede ajuda à comunidade
Nas enfermarias o clima não é tão tenso quanto nas UTIs. No domingo, 41 pacientes em estado menos grave estavam internados nesse tipo de leito. No domingo anterior eram 53 e no dia 11, 69.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (569)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos