Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: casos e mortes diárias em Blumenau diminuem, mas UTIs seguem em nível crítico 


Blumenau registrou no fim de semana mais 134 diagnósticos de covid-19. A média móvel de novos casos está em 92 por dia, queda de 17% em relação à média de duas semanas atrás. Segundo os especialistas, variações maiores que 15% representam diminuição no número de novos casos na cidade.

Leia também: Justiça Federal decide pela demolição do esqueleto do Edifício América, no Centro de Blumenau 

Essa redução pode ser percebida também quando analisamos os números das semanas epidemiológicas, período que começa no domingo e termina no sábado. Na semana que terminou no dia 24 foram registrados 645 diagnósticos, queda de 4% em relação à semana anterior (674) e de 17% em relação à semana que terminou no dia 10 de abril (778).

média móvel
Média móvel em Blumenau (linha azul) está em queda

Também é possível observar alguma queda no número de mortes em decorrência da covid-19 em Blumenau. No fim de semana foram registradas duas mortes de moradores da cidade. A média móvel está em duas mortes por dia e já foi de 2,86 há duas semanas.

O número de mortes nas semanas epidemiológicas também registra queda. Foram 16 na semana que terminou sábado passado contra 20 na semana anterior e 23 na semana que terminou no dia 10 de abril.

UTIs lotadas

O maior problema segue sendo a ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Blumenau. Apesar da redução nos diagnósticos, a cidade tinha no domingo 75 pacientes em leitos de terapia intensiva, mesmo número do domingo anterior (18) e um pouco menor que no dia 11, quando havia 84 pacientes em UTIs.


ttelegram
wwhatsapp

É certo que passamos, entre março e abril, 25 dias com mais de 80 internados em UTI e agora estamos há 10 dias na casa das sete dezenas, mas a redução ainda é lenta e a ocupação ainda demanda grandes esforços, especialmente das equipes que trabalham para recuperar esses pacientes.

uti ocupação
Ocupação de UTIs se mantém alta na cidade, apesar da queda de casos novos.

É sempre bom lembrar que a cidade tem 66 leitos regulares de UTI destinados ao tratamento da covid-19. Todos estão ocupados. Os outros nove pacientes usam os chamados “leitos de guerra” que foram improvisados em outros setores dos hospitais.

Leia também: Teatro Carlos Gomes passa por dificuldades financeiras e pede ajuda à comunidade 

Nas enfermarias o clima não é tão tenso quanto nas UTIs. No domingo, 41 pacientes em estado menos grave estavam internados nesse tipo de leito. No domingo anterior eram 53 e no dia 11, 69.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *