Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: Blumenau tem 4 recordes nesta sexta, mas pelo sexto dia temos menos de 10 pacientes nas UTIs 

gráfico covid
Gráfico da evolução de novos casos diários (vermelho) e da média móvel em Blumenau desde o início da pandemia.

Blumenau registrou nesta sexta-feira, 21, mais quatro recordes relacionados à pandemia: o maior número de casos novos em 24 horas, o maior número de testes processados em 24 horas, a maior média móvel e o maior número de moradores em tratamento.

Foram 1.525 diagnósticos em 2.772 testes. A média móvel diária, que leva em conta os números dos últimos sete dias, é de 1.234 casos novos por dia e a cidade tem 6.942 moradores com covid-19 neste momento. Nunca esses números foram tão altos em toda pandemia.

Apesar disso, faz seis dias que temos menos de 10 pacientes com covid-19 internados nas unidades de terapia intensiva dos hospitais da cidade. Nesta sexta-feira eram nove. Lembrando que em abril de 2021 chegamos a ter 87 pacientes em UTIs.

Nesta sexta-feira também temos 20 pacientes em enfermarias. No momento mais crítico nos hospitais de Blumenau, entre março e abril do ano passado, chegamos a ter 130 pacientes internados em enfermarias.

>>> Assista aqui a uma entrevista com o secretário Winnetou Krambeck sobre essa nova fase da pandemia

O número de mortes também se mantém inalterado. São 697 desde o início da pandemia. Nesta semana dois moradores perderam a vida, mesmo número da semana passada. Em abril do ano passado chegamos a ter 25 mortes na mesma semana.

Vacinação

O secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, atribui os números positivos nos hospitais à campanha de vacinação. Em um ano, mais de 73% dos blumenauenses foram imunizados com duas doses da vacina ou com a dose única. O imunizante seria o responsável pela baixa gravidade dos casos registrada neste início do ano.

wwhatsapp
ttelegram

Krambeck diz que o número de novos casos deve continuar aumentando por algumas semanas. Ele espera ter uma redução na primeira semana de fevereiro. Para ele, essa explosão de casos ocorre por causa do maior poder de transmissão da variante Ômicron e do fato de as pessoas terem relaxado nos cuidados, principalmente com as máscaras, nas festa de fim de ano.

Atendimento

Neste fim de semana o atendimento a pessoas com suspeita de covid-19 será feito nos ambulatórios gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza. Já os ambulatórios Escola Agrícola, Badenfurt, Centro e o ESF Gustavo Tribess atenderão exclusivamente pessoas que agendaram a vacinação. O atendimento em todas essas unidade é das 7h às 18h.

2 Comments

  1. CARLOS

    Idea para pauta: quantas pessoas total se encontram em isolamento em bnu

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *