Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: Blumenau está há quase um mês com mais de 80 pacientes em leitos de UTI 


Nunca foi tão difícil diminuir a ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Blumenau. Nesta terceira onda da doença já estamos há 24 dias com mais de 80 pacientes com covid-19 na terapia intensiva. O pico foi na semana passada quando chegamos a ter 87 internados. Nesta terça-feira, segundo o boletim da prefeitura de Blumenau, são 82. Tudo indica que há uma leve redução, que só poderá ser confirmada nos próximos dias.

Leia também: Terceiro prédio de Blumenau com mais de 100 metros de altura já está sendo erguido no Victor Konder 

A dinâmica na UTI é bem diferente da dos ambulatórios. O número de novos diagnósticos na cidade está em queda desde o dia 3 de março, quando a média móvel era de 261 novos casos por dia. Hoje são 104, queda de 60% em relação à média mais alta desta terceira onda.

Essa diferença já era esperada. A queda no número de casos novos demora a impactar nas internações, mas desta vez leva mais tempo ainda. Antes as internações em UTI costumavam diminuir entre uma e duas semanas depois de registrada a queda no número de diagnósticos. Desta vez, quatro semanas já se passaram desde que os novos casos diários começaram a cair e a redução nas UTI é muito discreta.

Leia também: Pandemia não impede rica produção musical em Blumenau 

Nova variantes

Como disse na semana passada o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, esse fenômeno provavelmente se deve às novas variantes do vírus que provoca a covid-19. Elas são mais agressivas e têm levado mais gente aos hospitais do que nas outras ondas da pandemia.

ttelegram
wwhatsapp

Tudo indica que a redução de ocupação de leitos de UTI será lenta e por isso mesmo é muito importante que todos mantenham os hábitos adquiridos para combater a proliferação do vírus. Ficar em casa sempre que possível, usar máscaras corretamente sempre que sair de casa, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas ajuda a controlar o vírus e impede que o contágio aumente.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *