Uma luz no fim do túnel surge nos números que mostram a evolução da pandemia na cidade de Blumenau. Estamos há dois dias com índices que mostram estabilidade no número de novos casos da doença.
No sábado a média móvel aumentou 14% em relação à média de duas semanas atrás e no domingo, 10%. Segundo os especialistas, índices abaixo de 15% mostram que a cidade entrou no nível de estabilidade em relação aos novos casos da doença.
No sábado foram registrados 231 diagnósticos e no domingo, 166. No total a cidade tem confirmados 43.307 casos de covid-19 entre os moradores desde o início da pandemia.
Outro indicador que mostra essa estabilidade está no número de casos novos registrados nas semanas epidemiológicas, período que começa no domingo e termina no sábado. Na semana que terminou no dia 6 foram feitos 1.766 diagnósticos, aumento de 1,66% em relação à semana epidemiológica anterior.
Precaução
O secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, disse que também observou alguma estabilidade na proporção de diagnósticos em relação à quantidade de testes realizados. Ainda assim, ele vê com precaução esses números e prefere aguardar mais uma semana para verificar se essa tendência se confirma.
Winnetou lembra que a situação da cidade segue crítica, com praticamente todos os leitos de UTI ocupados. A situação da ocupação de leitos nos hospitais é a pior desde o início da pandemia. Por isso mesmo, o esforço de todos para diminuir a proliferação do vírus na cidade é essencial.
O empenho dos hospitais e do poder público para aumentar o número de profissionais da saúde e, com isso, aumentar a oferta de leitos de UTI pode trazer alguma novidade durante a semana. A expectativa do secretário é que aumente o número de leitos habilitados para o tratamento da doença.
Internações e mortes
No domingo os hospitais de Blumenau abrigavam 148 pacientes com covid-19. Desse total, 64 ocupavam leitos de UTI e 84, enfermarias. Há duas semanas eram 109 os internados: 49 em UTI e 60 em enfermarias.
O número de mortes segue alto. A média móvel é de 2,14, bem maior que os 0,71 registrados há duas semanas. Catorze pessoas perderam a vida na semana epidemiológica que terminou no dia 6, mesmo número da semana epidemiológica anterior. É o maior número deste terceiro pico da doença na cidade.
Como não sabemos se o município vai decretar novas medidas restritivas para impedir o avanço do novo coronavírus, cabe à população insistir na adoção das medidas sanitárias recomendadas. Ficar em casa sempre que possível, usar máscaras ao sair, lavar as mãos com frequência e manter distância das pessoas são as armas que temos para enfrentar o inimigo.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (635)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos