O nível gravíssimo de risco para coronavírus atribuído pelo governo estadual ao Médio Vale do Itajaí nesta semana não terá impacto nas medidas restritivas adotadas em Blumenau. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, as medidas anunciadas no fim de semana já levavam em conta essa possibilidade. Para ele, a confirmação do nível gravíssimo na região vem para validar o que foi anunciado no domingo e passou a valer nesta semana.
Hildebrandt diz que está monitorando os resultados das novas medidas adotadas na cidade e é isso que vai nortear futuras decisões do poder público municipal em relação ao relaxamento ou endurecimento dessas medidas. Todas essas questões serão discutidas na reunião da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) marcada para esta sexta-feira:
— As medidas dependem muito mais da comunidade do que de nós (prefeitura) mesmos.
O prefeito diz que intensificou nos últimos dias o que ele chama de trabalho de corpo a corpo. A ideia é fazer com que lideranças, principalmente comunitárias e empresariais, incentivem seus liderados a deixar de lado atitudes de risco, como encontros de famílias, confraternizações, churrascos e aglomerações nas ruas. A mensagem está sendo levada para os sindicatos patronais e outras entidades de classe.
Para avaliar a adesão da comunidade às novas medidas a prefeitura conta os números monitorados de diagnóstico, internações e mortes por covid-19, mas não só isso. Também o trabalho de fiscalização e as denúncias são usadas para avaliar o grau de adesão da população às recomendações e restrições impostas pelo poder público.
Risco gravíssimo
Nesta quarta-feira o governo do Estado atribuiu ao Médio Vale do Itajaí o nível de risco gravíssimo para coronavírus. Outras seis regiões também foram assim classificadas, como pode ser visto no mapa.
A classificação leva em contas fatores como o nível de isolamento social, a ampliação dos leitos, a reorganização dos fluxos de assistência e a investigação, testagem e isolamento dos casos. A ideia é orientar e dar parâmetros aos prefeitos das diferentes regiões do estado para ajudar no processo de tomada de decisões.
Deixo abaixo a lista de medidas para a sociedade em geral sugeridas pelo governo do estado neste momento de pandemia:
— Higienizar as mãos com frequência
— Adotar como prática a etiqueta da tosse.
— Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa.
— Ficar em casa a maior parte do tempo.
— Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável.
— Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas.
— Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas.
— Priorizar serviços de delivery.
— Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar dano a saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes.
— Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados.
— Não frequentar locais que não sigam as recomendações e adequações necessárias para minimizar a transmissão do coronavírus.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (563)
- CULTURA E LAZER (151)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (180)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Siga-nos