Começou nesta quinta-feira o prazo para inscrições das cervejarias que querem participar do 10º Concurso Brasileiro da Cerveja em Blumenau. O evento já tem data definida. Será de 5 a 8 de março de 2022, no Parque Vila Germânica.
O evento é organizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec). O presidente da entidade, Develon da Rocha, espera reunir pelo menos 100 jurados dos mais diversos países para avaliar as bebidas inscritas. Em 2021 foram 60. Nesta sexta ele vai para Bélgica e Alemanha com o objetivo de fazer contatos com jurados e conhecer melhor a organização dos eventos europeus.
O diferencial desta que será a 10ª edição do concurso é a parceria com o Senac de Santa Catarina. A instituição vai atuar como espécie de consultora na organização e na logística do evento. Além disso, ela será a responsável por elaborar um termo de referência do evento a ser seguido por quem estiver à frente da organização no futuro.
Develon diz que essa parceria vai elevar o nível de profissionalização do evento. Com isso, ele espera que o concurso que marca os 10 anos seja o melhor de todos.
Neste ano o concurso foi realizado mesmo com a pandemia de covid-19. Como o evento não reúne público — apenas os jurados — é possível seguir as regras básicas de segurança sanitária para impedir a proliferação do vírus que provoca a doença.
A nona edição do concurso teve a participação de 469 cervejarias de todo o Brasil que inscreveram 3.162 rótulos. No total foram premiadas 256 bebidas em 134 categorias.
Festival
O concurso antecede o Festival Brasileiro da Cerveja. Com isso, o evento que serve para as cervejarias mostrarem ao público o que está sendo produzido está marcado para o período entre os dias 9 e 12 de março de 2021.
Develon explica que ainda não há um formato definido. A pandemia de covid-19 pode fazer, por exemplo, com que o festival seja feito, pela primeira vez, ao ar livre. Em 2021 o evento foi cancelado por causa da pandemia.
Apesar do avanço da vacinação e da redução dos números de casos, internações e mortes, ainda é impossível afirmar que o festival terá as características de sempre. Cervejeiros de todo o Brasil participarão de uma reunião em novembro com os organizadores para começarem a desenhar as características do evento.
Eventos paralelos
Além do concurso e do festival, a cidade também vai receber em março do próximo ano a Feira Brasileira da Cerveja e, pela primeira vez, o Congresso Internacional da Cerveja. Os eventos ocorrerão em paralelo ao Festival Brasileiro da Cerveja.
A programação do congresso ainda não está definida, mas Develon adianta que já tem muita gente interessada em dividir experiências com profissionais e amantes de cerveja. Na Europa o presidente da Ablutec também fará contato com possíveis palestrantes internacionais para o evento estreante.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (610)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] Saiba mais […]