—
A Polícia Civil recuperou cerca de 100 quilos de carne e bebidas que foram furtadas de um restaurante na região central de Blumenau. Os produtos estavam em três geladeiras de uma casa em Gaspar. (O Blumenauense)
—
O número de adoções de crianças em Blumenau aumentou mais de 600% em dois anos. Para a Defensoria Pública é uma situação atípica que dá sustentação ao protesto de mães que tiveram os filhos encaminhados para o abrigo público e para adoção. Elas alegam que teriam condições de criar as crianças com dignidade. (Santa)
—
A barragem de Ituporanga passa por uma manutenção emergencial. Além de trocar as grades que impedem a passagem de material de grande porte, como galhos e árvores, o governo estadual está dragando o leito da barragem e consertando os dutos. (Santa)
—
As duas principais vias do bairro Itoupava Central estão em obra. Segundo Evandro de Assis, os condutores que por lá passam têm ficado mais tempo no congestionamento. O colunista avalia que faltou comunicação entre a prefeitura e o governo do estado. (NSC Total)
—
Dalírio Beber será o candidato a vice-governador na chapa de Esperidião Amin. Ele derrotou Leonel Pavan durante a convenção do PSDB. (Informe Blumenau)
O partido nem sequer discutiu um possível apoio ao governador Carlos Moisés. Com isso, o prefeito de Blumenau tem um candidato (Carlos Moisés) e a vice-prefeita, outro (Esperidião Amin). (O Município Blumenau)
Com o tucano, Blumenau tem três representantes concorrendo ao governo estadual. Além de Dalírio Beber (PSDB), candidato a vice de Amin (PP), Odair Tramontin (Novo) e Décio Lima (PT) encabeçam as respectivas chapas. (NSC Total)
Para o jornalista Alexandre Gonçalves, a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, será discreta durante a campanha para evitar problemas. (Informe Blumenau)
—
Só metade dos blumenauenses diz saber quais são as funções de um governador. É mais umas das constatações de uma pesquisa feita por alunos da Furb com a supervisão de professores. (O Município Blumenau)
Dado assustador. Se assim é em Blumenau, “capital” do chamado Vale Europeu, imagina como será em regiões menos privilegiadas. É mais um indício de que temos os representantes que merecemos.
—
Em 12 dias, apenas 3% das crianças de Blumenau com idade entre 3 e 4 anos receberam a vacina contra a covid-19. Pais relatam falta do imunizante nos postos da cidade. (Santa)
—
A repórter Bianca Bertoli foi atrás de sinais que dão aval à sensação de que a Oktoberfest deste ano será histórica. Da produção de cervejas às reservas de hotéis, passando pela organização propriamente dita, a expectativa é grande em relação à retomada da nossa maior festa. (Santa)
—
Com a morte do incrível Jô Soares, tem portal da cidade resgatando entrevistas com personagens de Blumenau. Aqui você pode assistir a uma conversa com a banda Vox 3. Outra reportagem traz o vídeo da entrevista com Adelina Hess de Souza, fundadora da Dudalina. (O Município Blumenau)
Cresci assistindo ao Viva o Gordo e me lembro de vários bordões do Jô. “Sois rei! Sois reis! Sois Rei!”, “Tem pai que é cego” e “Bota ponta, Telê!” são apenas alguns deles. “Muy amigo”, dizemos até hoje quando uma pessoa se aproveita de outra. “Cala a boca, Batista” também sobrevive às décadas quando queremos dizer que alguém fala o que não deveria. Infelizmente não se produz mais gênios como Jô Soares. Talentoso em diversas áreas, extremamente inteligente e culto e, mais do que nada, dono de uma percepção invejável do dia a dia das pessoas. Percepção que tão bem usava como inspiração em quase tudo o que fez. Faz falta!
—
O radialista esportivo Nilson Fabeni morreu na manhã desta sexta-feira aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. (O Município Blumenau)
Em entrevista à TVL, concedida em 2013, Fabeni contou como começou a carreira no rádio. Uma brincadeira foi determinante na mudança de rumo profissional do até então funcionário da empresa Garcia. (Alexandre José)
—
Bar, café, empório e ateliê. Tudo isso estará em um empreendimento que está surgindo ao lado do Parque Vila Germânica, no bairro Velha. O colunista Pedro Machado diz que deve ser inaugurado antes da Oktoberfest. (NSC Total)
—
Roberto Disse, aposentado, montou uma maquete de parte do complexo ferroviário que Blumenau tinha até 1971. Num cômodo da casa dele estão a antiga Estação Blumenau e a oficina da ferrovia que funcionava onde hoje está o campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Os detalhes impressionam. (O Município Blumenau)
Estive com o ferromodelista do bairro Salto há alguns anos. Ele estava na metade desse belo trabalho e, já naquela época, fiquei impressionado com a paciência e a dedicação necessárias para um desafio desses. É um presente para a cidade! Faz tempo que defendo a criação de um museu ou memorial da estrada de ferro que cortava Blumenau e o Vale. Essa maquete é uma prova de que material não falta.
Assista ao vídeo que produzi quando trabalhava na NSC
—
Não achou nada de interessante na programação de fim de semana destacada ontem? Eis aqui mais uma chance. São inúmeras opções nos mais diversos estilos. (Alexandre José)