Siga-nos

Em alta

COTIDIANO

Começa a primeira etapa do restauro da igreja luterana do Centro Histórico de Blumenau 

Igreja do Espírito Santo
Igreja foi inaugurada em 1877 na colina de uma das extremidades da Rua das Palmeiras. Foto: Pancho

Foi assinado na manhã desta terça-feira o contrato da Comunidade Luterana com a Construtora Hahne para o início do restauro da Igreja do Espírito Santo, no Centro Histórico de Blumenau. Os reparos devem começar imediatamente com a montagem do canteiro de obras.


Nesta primeira fase do restauro os trabalhos vão se concentrar no telhado e na torre da edificação que tem 144 anos de história. Antes disso o órgão da igreja será desmontado e guardado para dar lugar aos operários e equipamentos.

Igreja do Espírito Santo
Com contrato assinado, trabalhos podem começar imediatamente. Foto: Pancho
Logo da empresa XYZ

Além disso, os dois grandes vitrais que estão ao lado do altar serão recuperados. Eles estão abaulados e correm o risco de ter os vidros quebrados. Os vitrais serão desmontados e as peças, levadas para o Rio de Janeiro, onde serão recuperadas.

Depois dessa fase o restauro passa para a parte externa da igreja e para a parte interna. Segundo o pastor Milton Jandrey, o serviço é necessário para preservar as características originais da edificação e garantir a segurança dos fiéis.

Igreja do Espírito Santo
Os vitrais que estão atrás do altar serão recuperados no Rio de Janeiro. Foto: Pancho

Patrimônio histórico

A Igreja do Espírito Santo é tombada desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Fundação Catarinense de Cultura desde 2002. É parte importante do patrimônio histórico nacional e estadual, além de ser uma das mais belas edificações erguidas no período colonial de Blumenau.

O projeto de restauro foi elaborado pela arquiteta Rosália Wal e tem aprovação da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Por meio dela empresas podem doar parte do imposto de renda devido para que a igreja seja recuperada.

Igreja do Espírito Santo
Cobertura da igreja será a primeira parte a ser restaurada. Foto: Pancho

Doações

A Comunidade Luterana está autorizada a arrecadar até R$ 4,3 milhões por meio da lei de incentivo. Segundo o pastor Milton já foram arrecadados R$ 2,5 milhões. Além disso, a comunidade se organizou para promover uma campanha de arrecadação com os fiéis.


ttelegram
wwhatsapp

Durante as obras da primeira fase a igreja permanecerá fechada por, pelo menos, cinco meses. Nesse período as celebrações serão realizadas no salão paroquial.

São apoiadores do restauro da Igreja do Espírito Santo:

Havan
Posthaus
Dicave
Círculo S.A.
43 Gráfica
Duas Rodas
CartonDruck
Altenburg
Metalúrgica Fey
Pamplona Iluminação
Liberté
Tarpan
Karsten
Blukit
Fiedler Automação Industrial
Tigre
Acearia Frederico Missner
Pedreiras Selke
Netzsch
Mueller Fogões
Breitkopf
BRDE
Stuttgart
Herculles
Posto Isleb

2 Comments

  1. Celso

    Ela é uma Igreja linda e merecedora desse restauro. Um orgulho para a cidade e um cartão postal marcante.

  2. VÍDEO: vitrais de igreja luterana de Blumenau são retirados e serão restaurados no Rio de Janeiro - Pancho

    […] delicado está em andamento nesta semana no restauro da igreja luterana do Espírito Santo, no Centro Histórico de Blumenau. Dois grandes estão sendo retirados para serem recuperados em uma oficina especializada no Rio de […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *