Siga-nos

Em alta

COTIDIANO

Casarão com quase 100 anos na Alameda Rio Branco será restaurado 

Alameda 40
Edificação abrigou loja de roupas femininas anos atrás. Foto: Pancho.

Um dos mais belos imóveis do Centro de Blumenau será completamente restaurado nos próximos meses. Trata-se do casarão que fica na Alameda Rio Branco, número 40, construído em 1927 pelo então  prefeito Curt Hering para ser sede dos Correios na cidade.

O imóvel tem três andares e está em frente a outro prédio histórico da cidade, que foi sede do Cine Busch até a década de 1990. Uma loja de roupas femininas foi o último estabelecimento comercial a funcionar no local.

O restauro está sob responsabilidade da nova dona do casarão, a empresa Serpa Construtora e Incorporadora. A ideia é deixar o imóvel pronto no segundo semestre deste ano para que ele seja ocupado e ganhe vida.

Gilbert Serpa
Gilbert Serpa aguarda autorização do governo estadual para iniciar o restauro do imóvel. Foto: Daniel Zimmermann, divulgação

Segundo o diretor da empresa, Gilbert Serpa, um parceiro comercial deve ser confirmado nas próximas semanas e deve usar piso térreo do casarão. Os outros dois pavimentos podem dar lugar a um coworking para as áreas de engenharia e arquitetura e um espaço gastronômico, além da sede da própria incorporadora.

O imóvel é tombado desde o ano 2000 pelo governo do Estado. Para iniciar o restauro falta ainda a aprovação da Fundação Catarinense de Cultura, órgão que decide pelo tombamento e protege o patrimônio histórico edificado de Santa Catarina.

Serpa também adianta que o desejo maior é criar um espaço público nos arredores. Uma espécie de boulevard que pode sair do campo das ideias se as negociações evoluírem.


Telegram

7 Comments

  1. Angelina Camargo Rodrigues Wittmann

    Escrevi sobre ele. fico muito feliz. quem o construiu foi o arquiteto alemã Holzmann, sogro do Secretário do Turismo que idelaizou a Oktoberfest. ….https://angelinawittmann.blogspot.com/2015/08/antigo-edifico-do-correio-e-telegrafos.html

    1. Gilbert Serpa

      Olá! Está sendo uma honra poder participar desta restauração e trazer partes da história de nossa Cidade!

  2. marlon

    Espetacular essa casa. Procurei uma vez com ideia de montar um hotel boutique, mas a reforma necessária só para uma construtora mesmo.

  3. Juca Deschamps

    Pelo amor de Deus, durante as obras de restauro, protejam esse piso.

  4. Carmen Liesenberg

    Fantástico! Anciosa já para usar o espaço coworking!!

  5. Beatrix

    E será fácil a aprovação da Fundação Catarinense de Cultura? Dá a impressão que são impostas tantas restrições que acabam desistindo de reformar esses imóveis. Tomara que não, pois é um belo imóvel.

  6. VALDA ALBANI

    Parabéns para os novos proprietários… Isso é cultura em restaurar o património Cultural de uma cidade que guarda e tem memória!!!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *