Dezessete jovens e adultos autistas de Blumenau participaram nesta quinta-feira de uma seleção especial para trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação. O evento foi promovido em parceria pelo Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft) e Projeto Ágape e teve como sede o Centro de Inovação de Blumenau (CIB).
No encontro os autistas puderam falar das virtudes e dos diferenciais deles. As doze empresas participantes também explicaram aos adolescentes sobre os serviços que prestam e outras características delas.
Nove dos autistas que participaram do evento foram orientados pelo Projeto Ágape. A coordenadora, Simone Gadotti, comemora os resultados. Ela calcula que pelo menos quatro autistas devem ser contratados nos próximos dias por empresas que participaram da aproximação:
— Foi sensacional. Eles puderam ser quem eles são e não precisaram disfarçar o autismo deles.
As empresas agora entrarão em contato com o projeto Ágape dizendo quais adolescentes eles gostariam de contratar. Se mais de uma empresa se interessar pela mesma pessoa, é ela que vai escolher para quem prestará serviço.
Autistas em geral desempenham bem tarefas que demandam concentração ou que lidam com questões lógicas e matemáticas. O presidente do Blusoft, Henrique Bilbao, diz que os resultados geralmente são incríveis, mas faltava saber como lidar com pessoas que têm a síndrome. Alguns cuidados ambientais e comportamentais são necessários e a parceria do Ágape também será útil nesse sentido.
Sobre a Ágape
O Projeto Ágape surgiu em março deste ano e trabalha na capacitação e preparação de autistas adolescentes e adultos para o mercado de trabalho. Simone diz que há algumas entidades dando excelente suporte a autistas e familiares em Blumenau, mas nenhum com foco no desenvolvimento profissional.
Hoje eles atendem 15 autistas e o trabalho é desenvolvido com profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Educacional. Além de preparar os jovens e adultos, o Ágape também orienta os pais em todo o processo e as empresas antes e depois da contratação.
Recentemente o projeto fechou parceria com a Unisociesc. A instituição de ensino passará a oferecer atendimento psicológico aos autistas do Ágape sempre que for necessário.
Conexões
O evento de aproximação de potenciais colaboradores com as empresas de TI recebe o nome de draft. Este foi o sexto promovido pelo Blusoft em parceria com o Centro de Inovação e o primeiro direcionado a autistas.
A ideia surgiu quando o advogado Rafael Boskovic levou o diretor do Blusoft e head de ecossistema do Centro de Inovação Rafael Silva para conhecer o Ágape. Silva ficou impressionado com o trabalho e viu a oportunidade de ajudar os dois lados: os autistas que precisam de inserção no mercado de trabalho e as empresas que precisam de profissionais dedicados.
A parceria deve ser constante. Outros drafts serão promovidos com os jovens e adultos que passarem pelo Projeto Ágape no futuro.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (569)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Sensacional!!!!