Blumenau somou no sábado 1.402 casos de covid-19 confirmados. São 48 casos a mais em 24 horas, número um pouco menor que o do dia anterior (67), quando foi registrado, junto com quarta-feira passada, o maior número diário desde o início da pandemia na cidade.
O número de novos casos diários tem aumentado ao longo do tempo, como mostra o gráfico abaixo. Esse aumento pode ser visto com mais clareza quando somamos os novos casos a cada sete dias.
Na semana mais recente, concluída no sábado (20), foram 305 novos casos, recorde absoluto que representa aumento de 53% em relação à semana anterior, quando foram confirmados 199 casos da doença causada pelo novo coronavírus.
O prefeito Mário Hildebrandt diz que esse crescimento está muito mais relacionado ao aumento na quantidade de testes do que à proliferação do vírus entre as pessoas. Segundo ele, o município tem feito desde a semana passada de três a quatro vezes mais testes diários que antes:
“Estamos surgindo como a cidade com maior números de casos, mas aumentamos muito a testagem”
Mário destaca o número baixo de mortes e atribui isso à qualidade da saúde do blumenauense, fruto dos investimentos feitos pelo município no setor ao longo dos anos. A cidade tem seis mortes até agora, o que representa um índice de mortalidade de 0,4%, bem menor que os 1,4% de Santa Catarina e os 4,7% no Brasil.
Apesar da baixa letalidade na cidade e do aumento de casos estar relacionado ao aumento do número de testes, houve um aumento na ocupação de leitos de hospitais por moradores de Blumenau diagnosticados com a doença.
Até o dia 7 de junho não registramos mais que 10 blumenauenses ocupando leitos de UTI e enfermaria diariamente. Do dia 8 para cá, 10 foi o número mínimo, chegando a 14 no dia 16. O gráfico mostra melhor essa mudança.
A oscilação não preocupa o prefeito Mário Hildebrandt. Ele classifica como “estável“ a situação nos hospitais da cidade. A ocupação de leitos da UTI direcionados ao atendimento da covid-19 está em cerca de 30%, considerando também os moradores de outras cidades.
Nos próximos dias outros 15 leitos de UTI devem ser instalados em Blumenau. A prefeitura aguarda a chegada de respiradores do governo estadual para a montagem das estruturas.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (605)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] o clima era de estabilidade e controle no sábado, quando conversei com o prefeito Mário Hildebrandt, a situação mudou dois dias depois. Segundo […]