Pomerode e, principalmente, o Testo Alto estão em festa. A Rota do Enxaimel da cidade deu ao bairro o título de uma das melhores vilas turísticas do mundo, segundo avaliação da Organização Mundial do Turismo, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).
O reconhecimento concedido nesta semana em Madri (Espanha) dá ainda mais gás à recém-criada Associação Rota do Enxaimel, grupo independente composto por empreendedores que integram o roteiro turístico. Eles já haviam providenciado o novo mapa turístico da região e também criaram o site da Rota do Enxaimel, com todas as informações necessárias ao visitante.
O vice-presidente da associação, o empresário Ivan Blumenschein, diz que o grupo começou em junho com 10 associados e em poucos meses já são 16. Outros já se mostraram interessados. São empreendedores que querem explorar o potencial turístico da rota e aproveitar a capacitação viabilizada pelos parceiros Sebrae e Viacredi. Assim eles podem “abrir algo com mais chance de sucesso, agregando variedade”, completa o empresário.
Outro fruto da associação é a criação do Núcleo de Artesanato. Os artesãos já atuam nos finais de semana nos mesmo moldes de outro grupo que criou no Centro da cidade a Handgemacht, loja que reúne artesãos do Núcleo de Economia Criativa.
A parceria com o Sebrae e Viacredi também viabiliza a criação de uma nova logomarca para a Rota do Enxaimel com uma empresa especializada em branding. A novidade deve ser apresentada ainda em dezembro. Outros projetos estão sendo alinhados para o próximo ano.
Premiação
A Rota do Enxaimel foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo junto com outras 43 iniciativas de 32 países. É a única representante do Brasil na lista. Para o concurso, a Organização Mundial do Turismo recebeu 170 inscrições de 75 países.
Nove critérios foram avaliados por um conselho consultivo independente: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Econômica;
Sustentabilidade Social; Sustentabilidade ambiental; Potencial e Desenvolvimento Turístico e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e conectividade; Saúde, segurança e proteção.
Trabalho persistente
A Rota do Enxaimel foi criada há aproximadamente 20 anos por iniciativa do poder público e do Conselho Municipal de Turismo ao perceberem que naquele trecho de 16 quilômetros havia 50 casas construídas com a técnica trazida pelos nossos colonizadores. É a maior concentração desse tipo de construção fora da Alemanha.
Dez anos mais tarde, a prefeitura e o Sebrae capacitaram empreendedores do local e deram melhor forma à rota. Agora a associação vem para dar continuidade e intensificar esse trabalho e já começaram com o pé direito ao inscrever a Rota do Enxaimel na premiação mundial.
Pomerode mostrou inúmeras vezes que é extremamente capaz de oferecer atrações turísticas aproveitando o que a cultura e a tradição germânica oferecem naturalmente na cidade. Não há dúvidas de que a rota tem tudo para dar ainda mais certo e atrair turistas diferenciados, que buscam atrações que organicamente integram as cidades por onde passam.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 04/12/2021 3 min de leitura […]