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TRÂNSITO, TRANSPORTE

Rua 7 de Setembro terá ciclovia e vai perder vagas de estacionamento para dar lugar a corredor de ônibus 

Rua 7 de Setembro
Pistas para veículos ficarão mais estreitas para dar lugar a ciclistas. Foto: Google Maps, reprodução

Mudanças que não passarão despercebidas por quem circula no Centro de Blumenau estão previstas para a Rua 7 de Setembro. Na semana em que se comemorou o Dia Mundial sem Carro, a prefeitura de Blumenau anunciou que vai implantar uma ciclovia de 1,8 quilômetro em uma das mais movimentadas vias da cidade.

O espaço para ciclistas terá 2,2 metros de largura no lado esquerdo do trecho entre a Rua Amadeu da Luz e o entroncamento com a Rua Amazonas. A ciclovia será separada da faixa de rolamento por tachões.

Para dar lugar às bicicletas, as pistas da Rua 7 de Setembro ficarão mais estreitas. Hoje elas têm em média 3,5 metros de largura e terão, depois da revitalização, 2,90 metros. Com isso, a velocidade máxima na Rua 7 de Setembro passará de 60 Km/h para 50Km/h.

Aos que pensam que a faixa vai ficar estreita demais, o diretor de Mobilidade Urbana da prefeitura, Paulo Sérgio da Costa Junior, explica que elas ficarão praticamente com a mesma largura das faixas da Avenida Martin Luther. Segundo ele, o Código Nacional de Trânsito permite faixas com largura mínima de 2,70 metros.

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A implantação da ciclovia na Rua 7 de Setembro não vai mexer com as vagas de estacionamento que hoje estão na altura da Catedral São Paulo Apóstolo e nem com as que estão em frente ao Hotel Glória. No trecho do Terminal Proeb até a Rua Amadeu da Luz os ciclistas seguem dividindo espaço com os pedestres.

Transporte público

Outra novidade prevista na revitalização da Rua 7 de Setembro é a ampliação do corredor de ônibus, que será implantado no trecho entre o Terminal Proeb e a Rua João Pessoa. Para isso serão extintas as 24 vagas de estacionamento que existem no sentido Centro.

Rua 7 de Setembro
Trecho da Rua 7 de Setembro que vai ganhar corredor de ônibus. Foto: divulgação, prefeitura de Blumenau

Outra mudança nesses 412 metros é que alguns canteiros serão removidos para que o trânsito siga fluindo em duas faixas, além do corredor, em direção ao Centro. Costa Junior lembra que recentemente foi implantado o sistema de Área Azul nas vias que fazem a ligação entre a Rua 7 de Setembro e a Rua João Pessoa. A ideia é aumentar a rotatividade dessas vagas que ainda existirão na região.

Obras

A licitação para a revitalização da Rua 7 de Setembro foi vencida pela Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras Ltda. A empresa vai receber R$ 2,3 milhões pelo serviço que, uma vez iniciado, deve durar seis meses.

3 Comments

  1. Antônio Carlos da Silva

    Qual a formação do Sr Paulo Sérgio da Costa Jr.!

  2. JFN

    Caro Pancho,
    Gostaria de salientar que o que se pretende executar na rua Sete de Setembro não é ciclovia, mas ciclofaixa.
    Salvo melhor juízo, para os técnicos da PMB, tudo é ciclovia. Mas não é.
    No espaço urbano, ciclovia é um espaço totalmente segregado, de circulação exclusiva de ciclistas, com separação física, isolando os ciclistas dos demais veículos. Essa separação pode ser por canteiro, mureta, meio fio, grade, blocos de concreto ou outro tipo de isolamento fixo.
    Ciclofaixa é uma faixa sem separação física de qualquer tipo, sem cones ou cavaletes. Para separar a ciclofaixa da faixa de outros veículos, em geral, há duas faixas pintadas na via, uma branca e outra vermelha e pode haver “olhos de gato” ou tachões, que não impedem a invasão da ciclofaixa por ciclomotores, e por isso, menos segura do que a ciclovia.
    Passeio compartilhado é um espaço da via pública destinado prioritariamente aos pedestres, onde os ciclistas dividem a mesma área. No compartilhamento com o pedestre, este sempre tem a prioridade.
    Para o bem da verdade.

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