Já está na prefeitura de Blumenau o projeto de construção de dois prédios residenciais e um comercial na área da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil atrás do Neumarkt Shopping e ao lado do Parque São Francisco de Assis, no Centro da cidade. O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) está em análise e depois disso deve ser marcada a audiência pública para que a comunidade conheça o projeto e opine sobre ele.
Encaminhado pela própria Província Franciscana, o projeto prevê a construção de dois prédios residenciais com 20 pavimentos e 66 metros de altura cada. São 71 apartamentos distribuídos em área construída de quase 32 mil metros quadrados.
Dois dos pavimentos em cada torre serão destinados à garagem, com 237 vagas para carros no total. Também estão previstas 71 vagas para bicicletas.
Já o prédio comercial tem oito pavimentos. Ele terá 25 metros de altura e 41 unidades comerciais entre salas e lojas. Dois pavimentos estão destinados à garagem com 54 vagas para carros e 39 para bicicletas.
Mitigações
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) prevê compensações em relação ao impacto provocado pela construção. A principal delas é a doação da área do Parque São Francisco, o que já foi feito na década de 1990.
Além dessa medida, o estudo prevê a doação de duas áreas para o prolongamento da Rua Ingo Hering até a Rua Cuiabá, no bairro Bom Retiro. Também está prevista a arborização do lado esquerdo da Rua Ingo Hering.
Veja a localização do empreendimento
Histórico
A construção de prédios na área atrás do Neumarkt Shopping vem sendo discutida desde a década de 1990. Já houve interesse de uma incorporadora na construção de um condomínio no local, mas ela teria desistido, segundo relato do EIV, por ter dificuldade em obter as licenças.
Em 2016 a Província Franciscana houve a mudança de zoneamento daquela área e em 2019 o Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan) aprovou a possibilidade de construir o três prédios. Agora a Província apresentou o projeto definitivo com o Estudo de Impacto de vizinhança e terá que providenciar também o Estudo de Impacto Ambiental (EIA – Rima), já que a área está ao lado de uma unidade municipal de conservação, o Parque São Francisco.
Para conhecer melhor o EIV, acesse o site da prefeitura de Blumenau para baixar os arquivos.
5 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (624)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
A proposta original de 1995 era de 4 blocos de 6 e 7 pavimentos mais um edificio comercial de uns 3 pabimentos, mil m2 cada um (dados de memoria, pode.ter.algum equivico de.menor grandeza). Salvo engano, estou achando 66 m de altura exagerados e violando os principios acordados lá no inicio. Isso nao pode ser aceitável.
Lauro, você é um eco_chato importante. Por vocês temos 65% de área verde na cidade, graças a Deus!! Mas no centro precisa ter mais moradores. É o melhor lugar da cidade para se viver. Poucas cidades tem um centro antigo tão preservado e seguro como Blumenau. Para preservar isso precisa ter gente morando lá. E isso não vai causar nenhum prejuízo de impacto: nem de solo, nem de vizinhança, de coisa nenhuma! O centro de Blumenau precisa de mais gente morando! O Ricardo Stodieck dizia: para planejar algo de vivência, precisa ter gente morando! É por aí!
Rua Ingo Hering avançando para o Bom Retiro? Perguntem ao MP do Meio Ambiente sobre o parecer contrário.
Falando em viabilidade 20.000m2 ao lado do HOSPITAL SANTA CATARINA receberia a mesma atenção? O impacto ambiental é menor e os benefícios para a comunidade médica e população em geral seria grande
É ótimo esses edifícios residenciais no centro. Reativa vivências no local que no momento é mais comercial, e provoca poucos impactos. Especialmente de trânsito: quem mora no centro faz tudo a pé! Está tudo perto.