A empresa que fará o projeto para a reforma da parte antiga da ponte Adolfo Konder também fará o projeto para outra grande intervenção na Avenida Beira-Rio, no Centro de Blumenau. Trata-se da instalação de mais duas pistas para veículos na talude da margem direita do rio Itajaí-Açu, passando por baixo da ponte que faz a ligação com o bairro Ponta Aguda.
Pelo estudo inicial essas duas pistas podem ter 340 metros de extensão com nove metros de largura. Elas começariam logo depois da Rua Rodolfo Freygang e terminariam em frente ao antigo Shopping Beira-Rio. Uma das pistas seria exclusiva para ônibus do transporte coletivo e a outra para veículos em geral.
O principal objetivo dessa obra é acabar com o semáforo recentemente instalado na saída da ponte Adolfo Konder em direção ao Centro. A medida reduziria significativamente, segundo os técnicos da prefeitura, os congestionamentos no local.
O edital de licitação para contratar a empresa que fará os projetos foi lançado nesta semana. Os envelopes com a documentação e as propostas das interessadas serão abertos no dia 29 de setembro. A vencedora terá seis meses para entregar os projetos executivos. Só depois disso é que a prefeitura deve lançar a licitação para contratar a empresa que executará os serviços.
Viabilidade e fluxo
Ainda não há certeza sobre a viabilidade dessas duas novas pistas na avenida Beira-Rio. Os estudos que a empresa contratada fará é que dirão se a obra é viável ou não.
Pela proposta, as duas pistas que podem ser instaladas na talude serviriam para os veículos que seguem em direção à Avenida Martin Luther ou Rua São Paulo. Das pistas que hoje estão demarcadas na Avenida Beira-Rio, as duas da direita seriam usadas por veículos que querem acessar a ponte em direção ao bairro Ponta Aguda
Já a pista da esquerda seria usada pelos veículos que pretendem dobrar à esquerda na Rua José Ferreira da Silva (antigo shopping Beira-Rio) ou seguir pela avenida. Com isso os veículos que vêm do bairro Ponta Aguda em direção ao Centro teriam duas pistas livres para acessar a Beira-Rio.
Reforma da ponte
Sobre a reforma da parte antiga da ponte Adolfo Konder, a ideia é remover a calçada central, que não tem mais utilidade, e tornar mais larga a calçada que está sendo usada atualmente. De 1,70 metro de largura ela passaria para 2,64 metros.
Outra melhoria seria a instalação de um novo guarda-corpo, semelhante ao da estrutura nova. A medida daria mais segurança aos pedestres.
9 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (626)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Tudo na gambiarra, tudo no remendo, vão fazendo e vendo no que dá. Tudo isso que ocorre agora, congestionamento com semáforo da ponte, já é sabido desde 2011 quando ativaram na primeira vez. COMO PODE UMA PREFEITURA CONSTRUIR UMA OBRA COMO ESSA PONTE FAKE E NÃO TER PROJETO PRO ENTORNO? Óbvio tá na cara, deveriam investigar quem está levando os 5% de comissão nessas obras sem sentido.
O erro começou quando não construíram a ponte no lugar certo, ligando a Rua Rodolfo Freygang com a Rua Chile. Se não fosse aquela discussão na época da eleição, poderíamos já estar com a nova ponte, que seria um novo cartão postal na cidade e possivelmente com o trânsito fluindo melhor. Agora vão ter que investir o mesmo montante ou até mais do que a ponte original pra fazer essa duplicação da ponte Adolfo Konder, a reforma da ponte antiga e mais estas duas pistas que vão deixar a Beira-Rio feia, sem um caminho adequado de contemplação e caminhada para pedestres e ciclistas.
Sabia que essa ponte da Rodolfo Freygang era a terceira opção entre as 6 que existiam? Inclusive, muitos que hoje defendem ela, à epoca defendiam a ponte norte-sul, essa que a eleição a que se referes, trouxe a tona novamente. Precisamos de obras uteis para a mobilidade
[…] 31/08/2021 3 min de leitura […]
Aí sobe o rio numa época de chuvas mais fortes e a pista fica inutilizada. Mais dinheiro público indo pelo ralo.
Chamar de “gambiarra” é pouco! Daqui um tempo aterram o Rio Itajaí-açú e não resolverá nosso trânsito caótico. Enquanto não convencerem os motoristas a utilizar o transporte público, nenhuma obra resolve o problema. Melhorem o tempo de deslocamento dos ônibus e dificultem o transporte individual, senão, esperem que mais dia menos dia tudo para.
Que ideia mais absurda! Iria ficar feio pra diabo! E só serviria como matadouro de capivaras
Eles deveriam investir na Martim Luther e rua São Paulo, ali que fica o gargalo da beira Rio
A ideia da prefeitura em utilizar a margem da Beira Rio, para novas duas pistas é ótima. Deveriam fazer essas duas pistas, em toda a extensão da Beira Rio, iniciando próximo ao Grande Hotel e terminando na Ponte de Ferro. Vejam o que Brusque fez em uma das margens de seu rio, deu tão certo, que agora está fazendo na margem oposta. O transito em Brusque mudou radicalmente. Blumenau sempre serviu de modelo para os outros municípios do Vale do Itajaí. Está na hora de nos espelharmos em Brusque.