Há anos peço para que os proprietários de imóveis com paredes cegas de Blumenau invistam em arte, como tem ocorrido em Florianópolis e outras cidades brasileiras. O que ainda vemos em maior escala é a proliferação de painéis publicitários, mas ainda há esperança.
Na manhã desta sexta-feira, uma iniciativa ganhou destaque. Uma obra de arte foi colada em uma das paredes da Galeria Estação, conjunto comercial que fica no prédio da antiga rodoviária de Blumenau, na esquina das ruas 7 de Setembro e Padre Jacobs. O imóvel está sendo totalmente reformado.
O trabalho Boyfriends é do artista paulistano Cláudio Souza Pinto e foi aplicado com a técnica de lambe-lambe, papel impresso colado na parede. Ocupa uma área aproximada de 35 metros quadrados e vai dar cor e forma à praça de alimentação que deve ser instalada no complexo, com até 10 opções de gastronomia.
Gabriel Araújo está à frente da administração do centro comercial e diz que a ideia é transformar o local em galeria de arte. Outra parede, voltada para a Rua Padre Jacobs, deve ganhar uma obra nos próximos dias.
Os trabalhos serão substituídos por outros periodicamente. De seis em seis meses ou a cada ano, segundo Gabriel. Com isso os artistas da região também terão a oportunidade de expor as obras de arte e ganhar o reconhecimento da população em geral.
Reforma
O restauro do prédio da antiga rodoviária, construído em 1954, segue sem parar durante a pandemia. Boa parte do espaço interno interna já foi reformada e em janeiro a fachada ganhou outra cara, com pintura nova e vitrines maiores. O térreo deve ser ocupado por lojas.
Nos andares superiores são cerca de 1,4 mil metros quadrados que vão atender escritórios e clínicas. A maior parte já foi negociada. Além disso e da praça de alimentação, que será instalada no futuro, há dois pubs no porão do prédio.
Até o fim do ano o centro comercial deve ganhar total acessibilidade. Um elevador será instalado no local e as calçadas serão substituídas. Na Padre Jacobs árvores devem ser plantadas e mobiliário urbano, instalado.
Cidade renovada
De fato é um dos presentes que a cidade ganha graças à aposta da iniciativa privada. Era um canto de Blumenau que estava relativamente esquecido e ressurge com a devida importância e relevância para o Centro da cidade.
Outro presente que ganharemos é o casarão número 40 da Alameda Rio Branco, que também está sendo restaurado. O imóvel foi sede dos Correios na metade do século passado e vai abrigar um conjunto de comércio e serviços quando for concluído!
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (626)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
[…] 25/06/2021 3 min de leitura […]