Vila Itoupava terá complexo turístico e estrutura será concedida à iniciativa privada no próximo ano
Começou a ganhar forma nesta terça-feira o Complexo Turístico e Cultural da Vila Itoupava. Pela manhã, o prefeito Mário Hildebrandt e o intendente da Vila Itoupava, Leandro “Índio” da Silva, assinaram a ordem de serviço para a montagem do Salão Kunze, segundo maior imóvel erguido na técnica enxaimel da cidade. Tijolos, madeiras e outros componentes passaram por um trabalho de restauro nos últimos meses.
O Salão Kunze será remontado no terreno ao lado do Centro Turístico e Cultural, que fica às margens da SC-108, e vai servir como área gastronômica do complexo. No terreno também será montada a Casa Feldmann, outro imóvel enxaimel da região, que vai abrigar um empório de produtos locais.
Além dessas atrações, o complexo vai ganhar praça, estacionamento para carros e ônibus de turismo, um anfiteatro e uma edificação para jogos tradicionais da cultura alemã.
Cronograma
A conclusão da montagem do Salão Kunze está prevista para outubro, quando também será montada a Casa Feldmann. A expectativa da prefeitura de Blumenau é lançar o edital de concessão do espaço ao longo do próximo ano.
Só no Salão Kunze o investimento é de R$ 556 mil. O dinheiro veio, majoritariamente, do Fundo de Manutenção do Centro Turístico e Cultural e de uma emenda do ex-senador Dalírio Beber.
Sobre o Salão Kunze
O casarão que abrigou o Salão Kunze foi erguido em 1930. É considerada a segunda maior edificação da cidade construída com a técnica enxaimel. A maior faz parte do complexo do Hospital Misericórdia, também na Vila Itoupava.
Por quatro décadas o salão foi sede do Clube de Caça e Tiro União. O imóvel estava desativado há cerca de 25 anos. Em 2018 o imóvel foi doado ao município pelo herdeiro Caryl Vogel.
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Mais lidas
Categorias
- COTIDIANO (626)
- CULTURA E LAZER (152)
- CURIOSA BLUMENAU (1)
- ECONOMIA E NEGÓCIOS (181)
- EDUCAÇÃO (40)
- GASTRONOMIA (41)
- INFRAESTRUTURA (135)
- PAPO COM PANCHO (60)
- POLÍTICA (45)
- PUBLICIDADE (11)
- SAÚDE (359)
- SEGURANÇA PÚBLICA (12)
- SOLIDARIEDADE (21)
- SUSTENTABILIDADE (32)
- TECNOLOGIA (13)
- TRAGÉDIA (4)
- TRÂNSITO (64)
- TRANSPORTE (27)
- TURISMO (99)
- UM ROSTO (113)
Sobre o Pancho
Sou jornalista formado pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e atuo como profissional desde 1999. Fui repórter...
Saber maisInscreva-se
*Receba nossas postagens em seu e-mail e fique bem informado.
Quero comentar sobre a margem do rio Itajaí a Sul, no centro da cidade, oposta a Beira Rio. Temos a chance de ter um novo espaço de laser, existe a base feita de pedra, que vai da Prainha, passando por baixo da ponte do centro, indo até o prédio do Planeta Peia, esta marginal poderia nos dar um novo espaço, tão raro em Blumenau, para caminhar, andar de bicicleta e passear com a família. Vejo a prefeitura falar em revitalizar a Prainha mas não ouço nada a respeito da marginal do rio.