Siga-nos

Em alta

SAÚDE

Covid-19: média móvel de mortes em Blumenau é a maior da pandemia 


As cinco mortes registradas nesta quarta-feira em Blumenau deixaram a cidade numa situação inédita e indesejada. A média móvel de mortes chegou a 3,86, a maior desde o início da pandemia.

O aumento em relação à média móvel de duas semanas atrás é de 80%. Oscilações maiores de 15% nesse período mostram que estamos em momento de aumento de mortes. Esse aumento já havia sido antecipado pelo secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, em entrevista ao blog na semana passada.


Se o número de mortes permanecer em alta é possível que tenhamos a pior semana epidemiológica da pandemia. De domingo a quarta já foram registradas 15 mortes. Em agosto tivemos uma semana com 22 mortes, mas ainda temos três dias pela frente. No total, 384 moradores de Blumenau morreram com covid-19.

As internações seguem em um patamar alto na cidade. São 81 pacientes em leitos de UTI e 118 em enfermarias. Além dos 66 leitos regulares de terapia intensiva, os hospitais já montaram 15 “leitos de guerra“, improvisados em diferentes setores. Nas contas da prefeitura, há apenas 13 leitos de UTI que podem ser montados nos hospitais.


wwhatsapp
ttelegram

Casos novos em queda

Já o número de casos novos está em queda pelo segundo dia seguido. Os 207 diagnósticos registrados nesta quarta-feira fazem com que a média móvel seja de 195, queda de 21% em relação à média de duas semanas atrás. No total, 47.161 casos de covid-19 foram registrados entre os moradores de Blumenau desde o início da pandemia.

Essa queda no número de novos casos é uma boa notícia, mas ela só terá impacto no número de internações e mortes nas próximas semanas. Por isso é importante manter todos os cuidados possíveis para evitar a proliferação do novo coronavírus. Ficar em casa, usar máscara, lavar as mãos e manter distância das pessoas é imprescindível neste momento.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com * *